Quinta, 28 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Cuidados Básicos
04/09/2020 11h20 Atualizada há 1 ano
Por:

Estúdios de tatuagem podem ser foco de proliferação da Covid-19

Apesar de clínicas e hospitais serem as fontes mais conhecidas, outros estabelecimentos também são geradores de resíduos de serviços de saúde. É o caso dos estúdios de tatuagem, que tiveram autorização este mês para retornar às atividades.

De acordo com o especialista Rafael Marques, estúdios de tatuagem também produzem resíduos que exigem manuseio e tratamento específicos e os profissionais que trabalham nestes espaços devem ficam atentos à correta gestão destes materiais. 

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Foto: Reprodução/Banco de Imagens

"Agulhas, tintas e luvas, por exemplo, podem conter resíduos de sangue e apresentarem alto potencial de contaminação aos profissionais que fazem a coleta de lixo. Dessa forma, é fundamental que estes materiais sejam descartados separadamente em sacos resistentes, corretamente identificados e encaminhados para tratamento em empresas especializadas", explica Rafael Marques, coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Sterlix Ambiental.

A capacitação dos trabalhadores para correta gestão dos resíduos de saúde contribui para a redução dos riscos de acidente de trabalho e doenças ocupacionais. "Doenças causadas por vírus, como a Covid-19, podem ser adquiridas por meio do manuseio incorreto destes resíduos. Por isso, é muito importante seguir à risca as normas das autoridades sanitárias e redobrar os cuidados com o lixo gerado nestes espaços", alerta o coordenador.

Os resíduos de serviços de saúde podem ser tratados por incineração, autoclavação ou micro-ondas, que são tecnologias homologadas pela Anvisa. A tecnologia Autoclavagem, por exemplo, trabalha numa temperatura de aproximadamente 150 graus, gerando vapor e pressão a vácuo durante um período de tempo suficiente para destruir agentes patogênicos.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp