Terça, 19 de Outubro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

24° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Geleia Total
Geleia Total
Na coluna da Geleia Total, você vai poder conhecer mais sobre a cultura e a arte do Piauí. Aqui no Piauí você encontra artistas das mais diversas áreas e estilos, produzindo arte autoral com muito empenho, amor e brilho no olhar. Arte que nos orgulha, transforma nossas vidas e nos embebecem de esperança por um futuro cada vez melhor. Além de uma cultura, culinária, pontos turísticos, movimentos culturais e história fascinantes. Vamos celebrar a arte e cultura do Piauí.
Cultura Culinária Piauiense
09/03/2018 11h58 Atualizada há 4 anos
Por: Geleia Total

3 pratos típicos da culinária do Piauí

Maria Isabel

Maria Isabel

A maria isabel é um prato piauiense que consiste em arroz misturado com carne de sol. Ela surgiu quando as mulheres resolveram picar toda a carne e misturar ao arroz, pois  os homens, na maioria das vezes vaqueiros, se serviam primeiro na hora da refeição e acabavam pegando toda a carne, assim teriam uma distribuição mais igual entre homens, mulheres e crianças. O nome maria isabel se refere à filha de Simplício Dias, fazendeiro, dono de grandes currais de gado em Parnaíba. Em Goiás existe preparação semelhante com o mesmo nome, e no Pará é chamado de maria isabel  uma torta de pão de ló com recheio de bacuri. Aprenda abaixo a preparar uma maria isabel do Piauí.

Panelada
Panelada

Para aprender a cozinhar Maria Isabel, clique aqui.

Panelada

https://geleiatotal.files.wordpress.com/2018/02/whatsapp-image-2018-02-22-at-09-01-15.jpeg?w=1024

A panelada é um cozido de visceras de boi, onde vão as tripas, bucho, quaera (dizem que é o que dá o gosto da panelada) e unha. O costume de comer vísceras vem dos portugueses, e temos além da panelada a buchada, sarapatel e frito de tripa como pratos típicos. É costume comer panelada nos mercados pela manhã, nos almoços ou como tira gosto para acompanhar uma cerveja ou cachaça.

Para aprender a cozinhar panelada, clique aqui.

Creme de Galinha

Creme de Galinha

O creme de galinha é uma receita típica piauiense, apesar de existir em outros lugares do nordeste. Ele integra o arrumadinho piauiense (creme de galinha, maria isabel e paçoca) e está presente em toda festinha de aniversário. Basicamente é um creme feito de bechamel e caldo de frango (o mesmo do cozimento do frango) onde se adiciona o frango desfiado, milho, azeitona, pimentão, cebola e finaliza com creme de leite. Lembra o fricassê francês. Minha receita é um pouco diferente da tradicional, onde o leite é batido com a farinha no liquidificador.

Para aprender a cozinhar creme de galinha, clique aqui.

Fonte: www.geleiatotal.com.br
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp