Quinta, 01 de outubro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro
[email protected]
86 9 9834-2372
Saúde

Saúde

R10 Saúde Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

86 9 9834-2372

Saúde - BRO-Bró

Postada em 08/09/2020 ás 08h14 - atualizada em 08/09/2020 ás 08h37

Publicada por: Thiago Santos

Baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde; confira dicas
No fim de semana, Teresina registrou menos que 20% no nível de umidade.
Baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde; confira dicas

Foto: Reprodução/Internet

Nesta terça (08) o calendário meteorológico marca uma semana do início do BRO-Bró na capital piauiense. Com os termômetros marcando altas temperaturas, os teresinenses devem manter a atenção dobrada para evitar os problemas respiratórios ocasionados pela baixa umidade do ar.

No fim de semana, Teresina registrou menos que 20% no nível de umidade, nessa segunda o número oscilou para aproximadamente 62% no fim do dia, já nesta terça os índices apontam entre 30 e 32%.

De acordo com a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) o recomendado é que este número gire em torno de 50% a 60% para que não represente um risco para a saúde e bem-estar do sistema respiratório humano.

É o que alerta também o otorrinolaringologista Thiago Luis, que aponta medidas para conter um possível quadro de gripe ou sequela do sistema respiratório. "A baixa umidade do ar causa um ressecamento da mucosa nasal e facilita muito as crises de rinite, sinusite e até a asma. Cuidados básicos como aumentar a hidratação e o consumo de água, evitar a atividade física nos horários mais quentes do dia e até fazer o uso de soros para umidificar e lavar o nariz ajudam muito", afirma.

Felipe Soares (21) vive em Teresina há três anos e revela que anualmente tem adotado medidas caseiras para conter os efeitos da baixa umidade. "Hoje mesmo tive dificuldade ao acordar, isso sempre me afeta muito, de modo a buscarmos aqui em casa um esquema de usar sempre uma bacia com água pra umidificar o ar, além de evitar sair nos horários mais quentes", revela.

Setembro promete a sensação térmica de aproximadamente 40 graus, com máxima de 37° e mínima de 24°, o que indica uma possível progressão também para os meses de outubro, novembro e dezembro.

Confira os cuidados com o ambiente no BRO-Bró:

• Utilize toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores, principalmente nos quartos de dormir;

• Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;

• Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

• Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção, elas condicionam ainda mais a baixa umidade.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium