A Universidade federal do Piauí conseguiu esse ano entrar na lista de instituições mais bem avaliadas pela revista inglesa Times Higher Education (THE). A entidade é responsável pela publicação de artigos referentes a educação superior e criadora de um dos rankings educacionais mais respeitados no mundo.
Outras universidades públicas do Brasil também tiveram bom desempenho, o que mostra que apesar das dificuldades no ano passado, o esforço coletivo e estratégico no gerenciamento tem gerado bons resultados.
A pesquisa ainda aponta que seis novas instituições, quatro delas sediadas no Nordeste, entraram no ranking: Piauí, Juiz de Fora, Sergipe, Maranhão, Paraíba e Uberlândia. Quase todas as universidades destacadas no levantamento são pertencentes à rede federal de ensino, controlada pelo Ministério da Educação.
Ao todo, a revista realizou a avaliação com 1.527 universidades de 93 países. Na última edição, 1.396 instituições, de 92 países, entraram no sistema de avaliação. O Brasil ocupa a posição de sexto país melhor representado no ranking, pois tem 95 universidades federais, 11 estaduais e 6 confessionais e particulares.
Na pesquisa, a entidade leva em consideração alguns critérios, como a qualidade de ensino, pesquisa de ponta, citações de artigos em revistas científicas e intercâmbio de conhecimentos para a indústria, por exemplo.