Sábado, 19 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro 3
[email protected]
86 9 9834-2372
Eleições 2020

Eleições 2020

R10 eleições Tudo sobre as eleições municipais no Piauí.

[email protected]

86 9 9834-2372

Política - Eleições 2020

Postada em 12/09/2020 ás 10h05 - atualizada em 12/09/2020 ás 10h37

Publicada por: Thiago Santos

TRE-PI registra recorde em inscrições de mesários voluntários
Número expressivo de voluntários representa quase o dobro de inscritos em relação a 2018.
TRE-PI registra recorde em inscrições de mesários voluntários

Foto: Reprodução/Internet

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), alcançou a marca de 7.500 inscritos como mesários voluntários para as eleições 2020. O número corresponde as inscrições computadas até o início do mês de setembro. A previsão é de que mais pessoas se alistem para o serviço até o final deste mês.  

De acordo com chefe da seção de orientação as zonas eleitorais, Hugo Leonardo, esse número expressivo de voluntários representa quase o dobro de inscritos em 2018, quando o Piauí registrou um total de 4.091 inscritos.

Serviço à democracia

O trabalho de mesário faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, e trabalhando na função a que for designado no dia da votação.

O colaborador recebe ainda a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais e se for aluno da Universidades Federal (UFPI), Estadual (UESPI), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) pode utilizar o tempo de serviço como crédito em curso de extensão.

Para ser mesário, a pessoa precisa estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e ser maior de 18 anos. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da Zona Eleitoral em que estão inscritos.

Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, até o segundo grau, ainda que por afinidade, inclusive o cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e neste pleito específico, maiores de 60 anos e portadores de comorbidades físicas.

Ainda dá para se inscrever

Os interessados podem acessar o site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br), preencher um cadastro ou fazer a inscrição por meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Se for convocado, o eleitor receberá uma carta de convocação no endereço cadastrado na Justiça Eleitoral. Na carta de convocação, já são informados sobre o treinamento. Dúvidas também podem ser esclarecidas entrando em contato com o cartório eleitoral do seu município.

Fonte: Com informações da ASCOM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium