Quarta, 28 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Pet
R10 Pet
Tudo sobre o mundo dos pets.
Entretenimento Curiosidade
14/09/2020 15h41 Atualizada há 1 mês
Por: Thiago Santos

Cão domesticado de 20.000 anos é encontrado na Itália

A descoberta de restos mortais de um animal numa caverna italiana revela detalhes importantes.

Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação

Os cães modernos evoluíram dos lobos, mas quando exatamente isso aconteceu? A descoberta de restos mortais de um animal numa caverna italiana pode revelar detalhes. Possivelmente é um cão domesticado de 20.000 anos.

A domesticação pode ter acontecido em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo. A relação dos lobos com os humanos começou a ficar mais intensa durante o Paleolítico. Então, a ligação que era de disputa se tornou uma parceria.

Lobos e humanos viveram no mesmo ambiente por milhões de anos antes de firmarem parceria. A possibilidade mais forte é que os cães tenham evoluído dos lobos cinzentos há mais de 100.000 anos. Com o passar dos tempos se tornaram amigos dos homens, atuando ainda como seguranças no caso da aproximação de animais perigosos.

Continua depois da publicidade

O trabalho foi conduzido pelo arqueólogo da Universidade de Siena, Dr. Francesco Boschin. Eles analisaram restos de canídeos e lobos encontrados em cavernas do país. Conforme a pesquisa, podem ser os “restos mais antigos de um cão doméstico”.

Estes materiais possuem entre 14.000 e 20.000 anos. Nessa época os humanos e os caninos começaram um relacionamento mútuo, que evoluiu alguns tipos de lobo para cães.

O Dr. Boschin e sua equipe combinaram moléculas e morfologias dos fósseis encontrados na Itália. Assim, os resultados mostraram a presença de cães junto aos homens há pelo menos 14.000 anos. Para eles, “as primeiras ocorrências de [animais] domesticados no Paleolítico Superior da Europa e no Mediterrâneo” aconteceram neste período.

Continua depois da publicidade

Contudo, uma análise mais profunda mostrou que a data poderia girar por volta de 20.000 anos atrás. De qualquer forma, os fósseis encontrados na caverna italiana mostram informações valiosas sobre a evolução do melhor amigo do homem.

Os lobos começaram a se relacionar com os homens durante o Paleolítico. Isso aconteceu cerca de 12.000 AEC. Desde então, a relação se tornou cada vez mais próxima, com estes animais vivem junto dos assentamentos humanos. Conforme o Dr. J. Clutton-Brock em um artigo, “logo depois de 12.000 AEC, restos de cães aparecem, inclusive, em sepulturas humanas”, diz ele.

Continua depois da publicidade

Fonte: Socientifica
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®