Após diversas denúncias sobre o aumento irregular nos preços do arroz, o Procon iniciou nessa segunda-feira (14), uma fiscalização nos supermercados de Teresina.
Durante a verificação dos valores cobrados em oito estabelecimentos, os agentes do órgão identificaram aumentos de até 40% em relação aos preços no mês de junho. O preço do pacote de 5 Kg de arroz foi encontrado por até R$ 35 em alguns estabelecimentos
Ao todo, seis estabelecimentos foram autuados e devem prestar esclarecimento para que o órgão prossiga as investigações.
Cada local terá em torno de 15 dias para apresentar uma justificativa para o produto estar caro, com notas fiscais para saber se o aumento já veio incluso no fornecimento. Caso não apresentem a documentação, a multa será aplicada automaticamente.
O trabalho de fiscalização do Procon deve continuar sendo realizado nos próximos dias, tendo como alvo supermercados e distribuidoras de produtos alimentícios, na capital e no interior. Em caso de irregularidade comprovada, a multa aplicada pode chegar à R$ 10 milhões, dependendo do tamanho do estabelecimento.
Como denunciar
Para denunciar irregularidades identificadas, como aumentos abusivos de preços, o consumidor pode entrar em contato com o Procon através do e-mail: [email protected] ou nos telefones (86) 98162-8247/ (86) 98190-7983/ (86) 98195-5177/ (86) 98122-4746.
O Procon recomenda também que o consumidor pegue a nota fiscal, se possível tirar uma foto e encaminhar para os canais de comunicação.