Segunda, 16 de Junho de 2025
Portal R10
Segunda, 16 de Junho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Francisco Rocha
Francisco Rocha Francisco Rocha é blogueiro do Município de Cabeceiras do Piauí
Cidades Empreendedorismo
15/09/2020 16h10 Atualizada há 5 anos
Por: Francisco Rocha

Mulheres que geram renda com babaçu em Cabeceiras são destaques em rede nacional

No município de Cabeceiras do Piauí, a 92km da capital Teresina, mulheres em parceria com a Universidade Federal do Piauí - UFPI criaram uma cooperativa – Babaçu COP, para produzir e vender óleo extraído da semente do coco babaçu. A extração do fruto ganhou destaque entre os especialistas que afirmam que o produto tem propriedades antioxidantes que beneficiam a pele e os cabelos.

No município, cerca de 20 famílias tiram o sustento dos produtos obtidos pelo fruto. A extração ocorre a cada 9 meses, tempo que leva para os cachos de coco cair da palmeira e as “quebradeiras de coco babaçu”, iniciar a produção. Segundo dona Teresa Faustino, nada do babaçu é perdido, tudo é aproveitado dentro da fabricação de produtos, “ A gente aproveita de tudo, da palha a gente faz a casa, faz artesanato, do coco tira a amêndoa para fazer o azeite, do azeite fazer sabão e muitos outros produtos”, relata a quebradeira de coco. O óleo extravirgem é considerado nobre, por não utilizar maquinários industriais em sua produção feito totalmente de forma artesanal, assim conservando todas as propriedades naturais do babaçu.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Segundo idealizador do projeto da UFPI, Tiago Patrício, o produto atrai muitos consumidores devido o preço acessível e qualidade, “Ele é um óleo muito puro, é um óleo que tem propriedades funcionais muito saudáveis para o uso cosmético tanto para pele e para o cabelo”, cita Thiago.

O produto ganhou o coração dos Cabeceirenses, como relata quebradeira de coco, “É um orgulho muito grande só em apanhar, quebrar e fazer todo aquele manejo e hoje está aqui esse produto sendo exposto para todo o Piauí e todo o Brasil”.

Matéria extraída da reportagem especial do Fala Brasil da Rede Record/Tv Antena 10.

Fonte: Campo Maior em Foco
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp