Domingo, 25 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

26° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Mulher
R10 Mulher
Tudo sobre a mulher moderna.
Entretenimento Cuidados redobrados
16/09/2020 11h09
Por: Francine Dutra

Veja cinco dicas para evitar vazamentos durante a menstruação

Só quem passou por um vazamento na escola, na faculdade ou no trabalho entende o desespero.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Menstruar é algo natural do nosso corpo, isso a gente já sabe. Mas a gente também sabe que durante a menstruação podem ocorrer alguns incômodos nada agradáveis como as cólicas, mudanças de humor e dores de cabeça. Mas se além de tudo isso você ainda tiver que lidar com vazamentos, aí já é demais.

Como saber quando o absorvente vaza? Só quem passou por um vazamento na escola, na faculdade ou no trabalho entende o desespero que pode ser. E o nosso sexto sentido avisa. Você sente o sangue escorrer pela virilha, atravessar a roupa e aquela mancha indesejada traz a sensação de que todo mundo está olhando para você. Dependendo da situação, basta uma gotinha para transformar um pequeno vazamento em uma crise completa.

Muitas pessoas recorrem a gambiarras e truques nada confortáveis para impedir vazamentos. Usar dois absorventes ao mesmo tempo, vestir 2 calcinhas ou amarrar um moletom na cintura mesmo com um sol de 40 graus lá fora são alguns desses truques. Quem nunca, né?

Continua depois da publicidade

Para não precisar passar por nenhum perrengue desses, preparamos 5 dicas simples e muito mais confortáveis para você viver a menstruação de forma bem mais tranquila e livre de vazamentos.

DICA 01: Use uma calcinha absorvente como segurança extra

Um dos problemas enfrentados por quem sofre com vazamentos são as calcinhas manchadas de sangue. A gente esfrega, deixa de molho e faz de tudo pra salvar aquela calcinha que a gente ama.

Continua depois da publicidade

Se você se identificou, que tal optar por uma calcinha absorvente à prova de menstruação? Sim, essa calcinha existe! Além de não manchar nunca, ela também possui camadas de tecidos absorventes, impermeáveis e respiráveis, capazes de segurar o seu fluxo menstrual. E são tecidos confortáveis e bem fininhos, o que faz com que ela seja igual a uma calcinha comum, sabe?

Nos dias de fluxo intenso a dica é usá-la como segurança extra junto do absorvente ou do coletor menstrual. Já nos dias de fluxo leve ou moderado as calcinhas absorventes funcionam sem qualquer proteção adicional. E por ser lavável, ela acaba sendo uma escolha econômica e muito mais sustentável.

Dica 02: Leve seu kit anti-vazamentos na bolsa

Continua depois da publicidade

Você pode se sentir mais segura criando o seu próprio kit anti-vazamentos! Nele você pode colocar itens essenciais para você durante o período menstrual. Carregar um absorvente extra ou outro método que você usa na bolsa é sempre uma boa.

Naqueles dias que você sabe que a menstruação vai descer, você pode usar a calcinha absorvente para se sentir mais confiante na hora de sair de casa.

A parte legal é que personalizar o seu próprio kit menstrual pode ser algo divertido. Usar uma bolsinha estilosa pra colocar seus absorventes pode te ajudar a ver a menstruação de uma forma mais leve. E você também pode incluir outros itens de sobrevivência no seu kit, tipo um chazinho para cólicas, um chocolate amargo para emergências ou até mesmo uma calcinha extra pro caso de você não ter tempo de ir pra casa trocar.

Dica 03: Faça mais trocas durante o dia

Uma das principais causas de vazamentos é ficar horas seguidas usando o mesmo absorvente. Para garantir que isso não aconteça, vá ao banheiro com mais frequência para conferir se o absorvente precisa ser trocado.

Se você usa o absorvente de pano ou a calcinha absorvente, a dica é trocar conforme a necessidade ou em até 6 horas de uso. Com o tempo você vai conhecendo melhor o seu corpo e a freqüência ideal de troca. Ah! E se você usa o coletor menstrual, troque a cada 4 horas durante o período de adaptação, até você se sentir segura para usar por mais tempo. Mas nunca deixe ultrapassar 12 horas de uso, ok?

Para conhecer melhor o seu fluxo, um hábito legal é criar um diário menstrual no papel ou no celular. Nele você pode anotar a intensidade do seu fluxo e a quantidade de trocas que precisou realizar ao longo do dia. Fazendo isso, a cada ciclo você vai identificando alguns padrões e se conhecendo ainda mais. Autoconhecimento é tudo nessa vida.

Dica 04: Considere alternativas como o coletor menstrual

Falando em alternativas mais eficazes contra os vazamentos, o coletor menstrual tem ganhado cada vez mais adeptas.

Esse famoso copinho feito de silicone medicinal é inserido no canal vaginal para coletar o sangue. Ele forma tipo um vácuo que impede a passagem do sangue e evita vazamentos por até 12 horas. Na hora de trocar, basta esvaziar, lavar com água e inserir novamente.

Ao compararmos o coletor com o absorvente interno, vemos que o copinho tem uma capacidade de 34ml, enquanto o absorvente interno absorve somente 9ml. E você ainda pode usar a calcinha absorvente combinada com o coletor. Assim fica literalmente à prova de bala.

DICA 05: Escolha o tipo de absorvente ideal para o seu fluxo

Se você sofre com vazamentos constantes, procure por modelos de absorventes com maior capacidade de absorção e com maior comprimento possível. Usar um absorvente noturno com a parte traseira mais larguinha pode ser uma boa saída.

Outra dica para quem tem o fluxo intenso é trocar o absorvente descartável pelo absorvente de pano. Diferente do que costumamos pensar, eles absorvem muito bem, bastante diferente dos paninhos da vovó. O absorvente de pano moderno conta com camadas de tecidos inteligentes, impermeáveis absorventes e fáceis de lavar. Além de serem melhores para o planeta e uma super economia para quem gasta horrores usando descartáveis durante o fluxo intenso!

Dica Extra: Não precisa ter vergonha!

Se vazou, tá tudo bem. Não há nada de errado com você. Quando conversamos sobre a menstruação com mais naturalidade percebemos que não temos porque se envergonhar de algo tão natural.

O vazamento em lugar público pode não ser a melhor situação do mundo, mas isso não precisa ter uma carga mental tão pesada. Não deixe de viver a sua vida simplesmente pelo medo de vazar.

Fonte: Korui
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®