Quarta, 23 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro 2
[email protected]
86 9 9834-2372
R10 Utilidade Pública

R10 Utilidade Pública

Utilidade pública Tudo sobre utilidade pública.

[email protected]

86 9 9834-2372

Piauí - Empreendedorismo

Postada em 16/09/2020 ás 14h22 - atualizada em 16/09/2020 ás 14h26

Publicada por: Bruna Sampaio

Mais de 3 mil novas empresas foram abertas no Piauí até agosto
Os segmentos que registraram novos negócios são comércio varejista de alimentos e serviços.
Mais de 3 mil novas empresas foram abertas no Piauí até agosto

Abertura de empresa mês a mês até agosto de 2020. Fonte: Jucepi.

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou a abertura de 3.414 empresas e a extinção de 1.649, no período de janeiro a agosto de 2020, no sistema on-line Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br). Este dado não inclui o microempreendedor individual (MEI) registrado no portal do empreendedor.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, observa que no início do ano o Piauí registrava um saldo positivo na abertura de empresas e que ocorreu uma queda brusca no mês de abril por causa da pandemia da Covid-19.

“Os meses de maio, junho e julho foram de recuperação e, em agosto, tivemos 601 empresas abertas, sendo o melhor número até agora, e 262 baixas”, explica a presidente.

Os segmentos que registraram novos negócios são comércio varejista de alimentos e serviços, com destaque para saúde humana e atividades profissionais, científicas e técnicas.

“O Piauí tem vocação para comércio e serviços, setores que num primeiro momento foram afetados pela pandemia, mas o empresariado piauiense é resiliente e criativo. Na crise, procurou se reinventar e explorou novas possibilidades de negócios, como as redes sociais e comércio eletrônico”, explica Alzenir Porto.

Tabela 2 – Principais atividades econômicas abertas nos primeiros oito meses de 2020. Fonte: Jucepi.

Outro destaque é para o aumento das alterações nas empresas. São classificadas como alteração as mudanças de natureza jurídica, endereço, atividade econômica, aumento ou redução de capital, entrada e saída de sócios, dentre outras mudanças no cadastro da empresa.

Tabela 3 – Quantitativo mensal de abertura, alteração e baixa de empresa. Fonte: Jucepi.

“Tradicionalmente os processos de alteração superam a abertura e fechamento de empresa, mas no mês de agosto tivemos um aumento significativo com 1.112 alterações empresariais. E acredito que a tendência é aumentar, uma vez que as empresas estão se adaptando ao novo normal pós-pandemia”, analisa a presidente da Jucepi.

Com relação à localização das empresas piauienses, o município de Teresina responde por cerca de metade das empresas abertas no estado do Piauí, conforme tabela a seguir.

Tabela 4 – Os 10 municípios que mais abriram empresas em 2020. Fonte: Jucepi.

De acordo com o banco de dados da Jucepi, até agosto de 2020, o total de empresas ativas no Piauí é de 222.414 distribuídas da seguinte forma:

Tabela 5 – total de empresas ativas distribuídas por porte. Fonte: Jucepi.

Fonte: Ccom

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium