Domingo, 27 de setembro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo Setembro
[email protected]
(86) 98146-7849
Direito Explicado

Direito Explicado

Diego Castro Advogado Trabalhista e previdenciário. Busca prestar ajuda jurídica a uma quantidade significativa de pessoas, utilizando o enorme potencial da internet através de artigos e textos com uma linguagem simples e direta, explicando as principais dúvidas do cidadão em diferentes áreas, como a Civil, Trabalhista e Previdenciária.

[email protected]

(86) 98146-7849

Teresina - Marketing

Postada em 16/09/2020 ás 18h10 - atualizada em 16/09/2020 ás 18h22

Publicada por: Diego Castro

O que é Marketing Juridico?
Tudo sobre Marketing para advogados.
O que é Marketing Juridico?

Entre as profissões mais competitivas do mercado, para se destacar na área da advocacia é preciso oferecer diferenciais, e principalmente, transmitir credibilidade. Graças à internet temos uma infinidade de plataformas que contribuem para um contato mais personalizado e direto com os clientes. Mas como fazer isso de forma eficiente? Continue lendo o artigo para descobrir tudo o que o marketing jurídico oferece.

A profissão de advogado, muito tradicional e popular, conta com uma ampla gama de clientes buscando por ajuda legal, nos mais diferentes segmentos. Seja para tratar de uma separação ou para entrar com um processo trabalhista.

Neste cenário, o marketing jurídico, além de ser um parceiro essencial de todo escritório de advocacia ou advogados autônomos, é uma estratégia hiper necessária para o sucesso dessas companhias. Principalmente agora com a crise de saúde mundial e do isolamento social, época, na qual, as pessoas estão buscando tudo pela internet.

Para compreendermos melhor a importância do marketing jurídico, em 2017, corregedores do Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Federal da OAB debateram sobre as atribuições e usos dessa estratégia.

É totalmente roibida a veiculação de propaganda em televisão, rádio e outdoor. Tanto no universo real quanto na internet, o caráter da divulgação de um escritório de advocacia não pode ser publicitário. A publicidade deve se dar, unicamente, por veículos especializados.

Nas redes sociais, é permitido que o escritório de advocacia tenha uma página própria, desde que observe a mesma moderação da veiculação em jornais e revistas especializadas.

Em sites e outros portais, o código permite o uso de fotografias, desde sejam compatíveis com a “sobriedade da advocacia”. O advogado é livre para divulgar eventos nos quais irá participar como palestrante.

Embora não seja aplicado por todos os profissionais, o marketing jurídico possibilita uma captação maior de clientes, e consequentemente, aumenta o lucro.

Apesar do marketing jurídico fortalecer sua reputação e credibilidade perante à concorrência, é fundamental desenvolver um planejamento, monitorar os resultados e respeitar os requisitos da OAB.

Agora que já vimos as limitações do marketing jurídico, vamos conhecer como colocá-lo na prática, suas vantagens e como se beneficiar dessa estratégia. Confira esse artigo que preparamos para você, com tudo sobre esse tema.

Como aplicar o marketing jurídico corretamente

É totalmente normal que você possa estar com dúvidas sobre como aplicar o marketing jurídico, ainda mais com as limitações impostas pela OAB. Mas não desanime! Há uma infinidade de ferramentas que trazem bons resultados.

Primeiramente, vamos esquecer esses palavreados batidos como “o melhor advogado do Brasil” e suas variantes. Para conseguir mais clientes, não só o marketing jurídico, mas toda estratégia de marketing requer que você seja autêntico e verdadeiro.

 

O Tribunal de Ética não proíbe que o profissional divulgue a própria imagem e interaja com o público, desde que não tente firmar um contrato diretamente. Para exemplificar, vamos a alguns tipos práticos de divulgação.

 

Compartilhe conteúdo relevante

 

Quem é a sua persona? A figuração do seu cliente ideal facilita na hora de produzir conteúdos relevantes para a sua audiência e para quem você quer atingir. Não basta jogar um conteúdo na internet e esperar que ele traga resultado, é preciso direcioná-lo para o público adequado.

 

Exponha os principais assuntos que seu escritório de advocacia trabalha e esqueça os termos muito formais. Ao encontrar seu conteúdo na internet, o público quer que seus problemas sejam resolvidos e não ficar com mais dúvidas ainda.

 

Compartilhe materiais com explicações simples, mas que compreendam as dores do usuário e superem suas expectativas. Isso irá motivá-los a continuar te acompanhando nas redes e consequentemente, contratar seus serviços.

O visual também é importante

 

Empresas desleixadas e com uma imagem bagunçada não vão a lugar nenhum. Atente-se ao logotipo, ao design do site ou página nas redes sociais e invista na aparência pessoal.

 

Investir na aparência pessoal está totalmente relacionado à necessidade da experiência do cliente ser completa. O marketing jurídico digital deve ser um reflexo das ações diárias do seu negócio. Demonstre profissionalismo, empatia e responsabilidade tanto online quanto offline.

 

Mais do que atrair clientes, é preciso fidelizá-los.

Seja acessível

 

Em site ou em rede social, torne prático o processo de entrar em contato para contratar seus serviços e obter informações. Não faça o cliente em potencial esperar horas e horas pelo seu retorno. Procure ter agilidade na resposta - seja ela por telefone, e-mail ou chat - e claro, responder todas as perguntas prontamente.

 

Por conta do corre corre da rotina, pode ser que você não consiga dar conta de todos os canais, então procure contratar alguém que fique encarregado especificamente para esta função.

Crie uma rede de contatos

 

Independente do ramo que um profissional atua, é essencial desenvolver bons relacionamentos, seja com clientes ou colegas da área e formar o seu networking profissional.

 

Procure engajar o público nas redes sociais e se mostrar prestativo ao responder comentários, enviar e-mails personalizados, participar de grupos para tirar dúvidas, além de marcar presença em fóruns e comunidades do setor.

 

Não importa o quanto seu conteúdo ou o seu visual seja bom, é preciso que as pessoas conheçam seu trabalho e falem positivamente dele.

 

Em um ramo amplo e concorrido como a advocacia, construir credibilidade e se destacar no contato pessoal, são caminhos que levam ao sucesso e solidificam a credibilidade da sua empresa no mercado.

Redes sociais e plataformas digitais

 

Com uma variedade de grupos e comunidades, o Facebook é uma ótima plataforma para se conectar com a audiência e esclarecer suas dúvidas em um contato mais direto. Os seguidores da sua página ainda podem classificá-la por meio de estrelas e escrever depoimentos sobre os serviços prestados.

 

Já se você procura estimular relações comerciais e adquirir clientes corporativos, a rede social mais ideal para isso é o LinkedIn, que ainda te permite exibir sua formação, anos de experiência e certificados, contribuindo para a credibilidade do seu trabalho.

 

Para gerar mais engajamento com o público - sem cair na publicidade - o Instagram é um enorme aliado. Explore os recursos disponíveis para produzir fotos e vídeos relevantes e criativos, sempre buscando inovar perante a concorrência.

 

Desde que usado de maneira regular e personalizada, o email marketing pode ser um grande aliado na hora de prospectar novos clientes. Aproveite sua lista de contatos e envie e-mails com conteúdos interessantes, que chamem a atenção do público e o instiguem a saber mais sobre o seu trabalho.

Mais dicas e importância do marketing jurídico

 

Quando falamos em marketing de conteúdo, ou seja, produção de conteúdo relevante, também falamos de:

 

Mapear grupos e comunidades online para divulgar seus materiais; Fazer estudos de casos para exemplificar como seu escritório resolve os problemas apresentados; Aplicar técnicas de SEO nos conteúdos; Produzir conteúdos específicos para cada rede social.

 

Reserve um momento do dia para fixar objetivos. O que você quer conseguir com o marketing jurídico? 12 novos clientes por mês? 100 novos clientes no final do ano? Ao estabelecer metas e monitorar os resultados, fica muito mais fácil de compreender quais estratégias estão no caminho certo e quais precisam ser adaptadas.

 

Como vimos, existem várias opções de canais digitais para você explorar e se conectar com o público, então é importante escolher de antemão quais plataformas serão utilizadas e como prestar um bom atendimento nelas.

 

Vale ressaltar que quando falamos de canais digitais também falamos das personas. Cada persona utiliza um tipo de canal, o que significa que você deve estar onde sua persona está. Seu objetivo é conquistar clientes corporativos? Então invista no LinkedIn. Prefere um grupo de pessoas mais variado e um contato mais íntimo com o público? Experimente o Facebook ou o Instagram.

3 motivos para começar a usar o marketing jurídico hoje

 

Até aqui já foi possível perceber como o marketing jurídico é uma estratégia essencial se você quer conquistar mais clientes e construir engajamento no meio digital.

Mas na prática, quais são as vantagens do marketing jurídico?

Competitividade

Apesar de ser um ramo que conta com uma infinidade de profissionais, muitas pessoas ainda não se sentem confiantes na hora de contratar um advogado. Atuando diretamente nesse ponto, o marketing jurídico tem como objetivo criar uma boa reputação no mercado e reforçar a seriedade do seu trabalho.

Foco nos objetivos

Graças ao marketing jurídico, o profissional adquire maior liberdade e autonomia, sem deixar de seguir um planejamento eficiente e monitorar os resultados. Se preferir, você ainda pode contratar profissionais especializados em marketing, para não precisar se preocupar o tempo todo com as estratégias implementadas.

Autoridade

Lembra quando falamos do networking? No meio jurídico é fundamental fortalecer sua imagem não só para os clientes, mas também para os outros profissionais da área. Ter uma presença forte em grupos, sites e publicações especializadas lhe trará boas recomendações e até mesmo novas oportunidades.

Aproveite para marcar presença nas plataformas voltadas para o setor jurídico mais acessadas no Brasil, como a Jusbrasil  por exemplo.

Gostou do conteúdo? Conta pra gente o que achou, nos comentários logo abaixo.

Foto de energepic.com no Pexels

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium