Sábado, 25 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Teresina - Fiscalização

Postada em 12/03/2018 ás 16h10 - atualizada em 12/03/2018 ás 16h17

Publicada por: Redação

Órgãos fiscalizam produtos nos supermercados de Teresina
A fiscalização foi dividida em duas equipes que visitaram os supermercados das Zonas Sul e Leste de Teresina.
Órgãos fiscalizam produtos nos supermercados de Teresina

Entidades fiscalizadoras promoveram na manhã desta segunda-feira (12,) uma Ação de Fiscalização “Operação Semana Santa”, que averiguou os produtos vencidos e mal conservados, pesos e medidas nos supermercados da capital. A ação é em alusão às atividades do Mês do Consumidor, celebrado dia 15 de março. A blitz foi uma ação conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI, Vigilância Sanitária, Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PI).

Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI, Michel Saldanha, a blitz faz parte do calendário de atividades relativas ao mês do consumidor. “Esta blitz nos supermercados da capital, junto com os órgãos parceiros, tem foco nos produtos mais procurados durante o período da Páscoa. O consumidor deve estar atento, por exemplo, ao valor do produto na prateleira se corresponde na hora do pagamento no caixa; O consumidor deve estar ciente dos seus direitos e pode contribuir nesta fiscalização, quando identificar algum tipo de violação conversar com o estabelecimento e, se necessário, procurar os órgãos competentes para denúncia e reparação do dano”, esclareceu Michel Saldanha.

Durante as visitas, os órgãos fiscalizaram a comercialização de produtos em desacordo com a norma técnica e inadequados para consumo, segundo o Código de Defesa do Consumidor e demais legislação especial (art. 4º, III Decreto nº 2.181/97). Um item alvo da fiscalização foram as balanças, a fim de detectar irregularidades que possam estar subtraindo do consumidor ou, até mesmo, causando prejuízos para o empresário. Caso o consumidor detecte que as balanças não estão aferindo o peso de maneira correta ou funcionam sem o selo de verificação do IMEPI de 2018, entre outras irregularidades, ele pode formalizar a denúncia pelo telefone 0800 281 1411.

A fiscalização foi dividida em duas equipes que visitaram os supermercados das Zonas Sul e Leste de Teresina. Cada equipe foi composta de servidores do Procon-PI, da Gevisa (Vigilância Sanitária Municipal), do IMEPI e dos integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI.

“A todo dia estamos na rua para combater qualquer irregularidade que ocorra na relação comercial. A importância da junção desses entes na fiscalização é que dá mais segurança à sociedade, fortalece a relação comercial e faz com que aquele que procura de alguma forma ter vantagem na relação comercial de maneira indevida tenha ciência de que será penalizado por tal motivo”, afirmou o diretor do IMEPI, Maycon Danilo Monteiro.

Registrou-se a presença das advogadas Valdirene Ribeiro, Deuselita Santana, Dalana Ribeiro, Sílvia Cavalcante e Luma Duanny Mauriz e do advogado Rafael Veloso, que integram a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor junto ao presidente Michel Saldanha. 

Fonte: Ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Amarante-PI Por Diogo Costa

Arizinha declara inocência do companheiro na Delegacia de Amarante

Oeiras Por Thainah Cortez

7ª Expoeiras incentiva a agricultura familiar e gera oportunidade em Oeiras

Alto Longá Por R. Bezerra

Prefeito e Secretário, falam sobre Feira Agropecuária

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Armazém Paraíba está com muitas promoções na última semana de Maio

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

Partícipe hoje (25), de mais uma rodada da Copa Ampar em Olho D'água

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium