Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Brasil Impasse
17/09/2020 17h01
Por: Bruna Dias

Médicos do INSS contrariam governo e dizem que perícias não vão voltar

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho determinou que os médicos federais retomem, ainda nesta quinta-feira (17), o atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo país. Mas os peritos dizem que não vão voltar ao trabalho porque não há condições sanitárias adequadas.

A secretaria diz que realizou inspeções nesta semana e atestou que 111 das 169 agências com serviço de perícia   com segurança sanitária. 

Imagem: Fabio Munhoz/Folhapress
Imagem: Fabio Munhoz/Folhapress

"Caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada", afirmou a secretaria. Ou seja, os peritos podem ter o salário descontado e sofrer um processo administrativo disciplinar. 

Os peritos federais não reconhecem a legitimidade das inspeções. Eles acusam a secretaria de ignorar uma lista com itens de segurança que havia sido elaborada em comum acordo com os médicos. Também pedem que as inspeções sejam realizadas por peritos federais, não por "leigos". 

Francisco Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social), afirmou que os médicos continuarão em trabalho remoto até que o INSS garanta a segurança sanitária adequada aos profissionais e ao público. "O INSS sabe disso, mas está mentindo para a população" ao dizer que os atendimentos presenciais vão voltar hoje, afirmou. 

De acordo com a secretaria, "as inspeções seguiram o protocolo estabelecido em conjunto com o Ministério da Saúde e foram realizadas por servidores do INSS, que têm fé pública e competência para fazer as vistorias". 

O órgão informou que o agendamento das perícias estará disponível novamente em breve pelo portal Meu INSS. Apesar da determinação de retomada imediata, agências seguem sem perícia presencial. Imagens da GloboNews na manhã desta quinta-feira mostraram agências no Rio de Janeiro e em São Paulo sem atendimento para perícias.

 

Fonte: Uol
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp