A batata-doce é um carboidrato complexo, ou seja, de digestão lenta. Além de ser rica em fibras, sua composição faz com que seja uma opção melhor do que outros tipos de batata em uma dieta de emagrecimento ou de ganho de massa muscular.
A batata-doce é um alimento recomendado pelos nutricionistas para qualquer tipo de dieta, mesmo as dietas low carb em que o objetivo é emagrecer reduzindo o consumo de carboidratos.
Então, em primeiro lugar, é importante saber que nunca se deve eliminar por completo os carboidratos do cardápio, pois eles são macronutrientes essenciais para a geração de energia do corpo.
O que se deve fazer para evitar ficar com fome o tempo todo e acabar comendo demais é escolher os carboidratos de melhor qualidade, como a batata-doce.
Esse tipo de batata contém vitaminas A, B, C, E e K, além de fósforo, magnésio, potássio, ferro e cálcio. Seus antioxidantes são muito eficientes no combate aos radicais livres que danificam células sadias.
No sentido do emagrecimento, ela também é rica em fibras, com isso, demora mais para ser digerida, mantendo a saciedade por mais tempo. Além do mais, é uma boa auxiliar para o controle da glicose no sangue, evitando os picos de açúcar que fazem a fome voltar mais rapidamente.
Ela contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, desintoxica o organismo, protege o estômago, ajuda a aumentar a massa magra mais rapidamente e também ajuda na prevenção de doenças crônicas.
Mas, para obter todos esses benefícios, não adianta apenas comer a batata-doce de vez em quando. É preciso praticar uma dieta saudável, como a dieta da batata-doce que vai conhecer a seguir.
Sim, essa dieta funciona quando é feita da forma correta. Ou seja, quando você começa o seu processo de perda de peso agendando uma consulta com um nutricionista.
Esse profissional fará uma avaliação completa da sua saúde por meio de exames, conversará sobre o seu estilo de vida, suas limitações e objetivos.
Somente depois de saber tudo isso é que o nutricionista irá elaborar um cardápio feito especialmente para você. Esse é o primeiro passo para o sucesso do emagrecimento.
Então, é bem provável que no seu novo cardápio contenha batata-doce, mas você vai notar que ela estará recomendada em determinadas refeições do dia, como no almoço e no lanche antes do seu exercício físico, já que ela é uma ótima fonte de energia para você aguentar firme durante todo o exercício.
Além do mais, a batata-doce irá aparecer no seu cardápio junto de outros alimentos saudáveis e que estimulam a absorção dos nutrientes que a batata tem a oferecer. Veja, a seguir, um modelo de cardápio para praticar a dieta de forma eficiente.
INGREDIENTES
800 g batata-doce
1 c. de chá sal
qb tomilho seco
qb pimenta
3 c. de sopa azeite
qb tomilho fresco
1. Ligue o forno a 200ºC.
2. Lave as batatas, descasque-as e corte-as em rodelas com cerca de 1 cm, e coloque-as numa tigela.
3. Junte o sal, uma colher de sopa de tomilho, um pouco de pimenta, o azeite e mexa bem.
4. Distribua as rodelas de batata num tabuleiro do forno e leve a assar cerca de 20 minutos.
5. Depois de prontas, salpique com tomilho fresco e sirva.