Terça, 27 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Resumo do Dia
18/09/2020 23h15 Atualizada há 1 mês
Por: Jornalista Milton Atanazio

Sexta-feira, 18 de setembro – RESUMO DO DIA

Foco na Política - Um panorama da política nacional, direto de Brasília

Avião com Bolsonaro arremete em Mato Grosso por causa da fumaça de queimadas no Pantanal
Avião com Bolsonaro arremete em Mato Grosso por causa da fumaça de queimadas no Pantanal

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, escolhidos pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


www.abracambrasil.org.br

Avião com Bolsonaro arremete em Mato Grosso por causa da fumaça de queimadas no Pantanal. O governo convoca médicos peritos de agências do INSS para retorno imediato ao trabalho. No Brasil e ao lado de Ernesto Araújo, secretário de Trump diz que vai tirar Maduro da Venezuela. E tem aniversariante especial: a televisão brasileira completa 70 anos.

Voo com Bolsonaro arremete

A fumaça dos incêndios no Pantanal atrapalhou a aterrissagem do avião de Jair Bolsonaro no aeroporto de Sinop, em Mato Grosso, nesta sexta. O piloto precisou arremeter por falta de visibilidade. O presidente minimizou o impacto das chamas. Ele disse que há ‘alguns focos de incêndio pelo Brasil’ e que ‘isso acontece ao longo dos anos’. O bioma brasileiro enfrenta uma onda recorde de queimadas, e a fumaça já chegou a outras regiões do país.

Também nesta sexta, depois de ter tido acesso a um novo relatório sobre desmatamento no Brasil, o governo da França reiterou oposição ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. O vice-presidente Hamilton Mourão reagiu, e afirmou que a Guiana Francesa — departamento ultramarino que a França possui na América do Sul — também tem registros de desmatamento e mineração ilegal.

Secretário de Trump

Em visita ao Brasil, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fez críticas ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e afirmou: ‘Vamos tirá-lo de lá’. O americano se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em Boa Vista (RR). É o terceiro país que faz fronteira com a Venezuela que Pompeo visita.

Ele esteve nas instalações da Operação Acolhida, força-tarefa humanitária que coordena abrigos e processos de interiorização de venezuelanos que entram no Brasil por Roraima. Para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a visita do secretário de Trump no local às vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos não ‘condiz com a boa prática diplomática internacional’ e ‘afronta as políticas brasileiras externa e de defesa’.

Moro intimado

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, foi intimado pela Polícia Federal a depor como testemunha no inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal sobre atos antidemocráticos. O inquérito, que tramita em segredo de Justiça, apura a organização e o financiamento de manifestações que defenderam o fechamento do Congresso Nacional e do STF.

Na quinta, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) prestou depoimento e disse que não tem qualquer relação com a criação ou a divulgação de conteúdos antidemocráticos. E também negou que use robôs para impulsionar a divulgação de informações em redes sociais.

Aniversariante do dia ????

Televisão completa 70 anos no Brasil em 18 de setembro — Foto: Arte/G1

Televisão completa 70 anos no Brasil em 18 de setembro — Foto: Arte/G1

A televisão completa 70 anos no Brasil nesta sexta. Em 18 de setembro de 1950, a mensagem ‘Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil’ anunciava a primeira transmissão brasileira, pela TV Tupi.

Tudo começou com a imagem em preto e branco, e trouxe entretenimento, novelas, música e jornalismo. Uma infinidade de histórias que seguem evoluindo. O G1 preparou uma lista para relembrar as inovações da TV ao longo dessas sete décadas.

Queda de braço

O Brasil tem mais de 1,5 milhão de pessoas na fila do INSS, e mais da metade precisam de perícia para regularizar o benefício. Nesta sexta, o governo convocou os peritos para retorno imediato ao trabalho. ‘Quem não voltar estará sujeito às legislações funcionais’, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, em entrevista à GloboNews. Já a Associação Nacional dos Médicos Peritos afirmou que fará inspeções por conta própria nas agências consideradas aptas pelo instituto a partir da próxima segunda (21). ‘Não é questão política, é sanitária’, declarou o presidente da ANMP.

Dados da Covid

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 826 vítimas da Covid, e agora o total chega a 135.857. Com isso, a média móvel de novas mortes no país nos últimos 7 dias foi de 769, e segue em estabilidade. Dois estados apresentaram alta de óbitos: Rio de Janeiro e Pernambuco. Veja os dados do seu estado.

Flordelis monitorada

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) terá que usar tornozeleira eletrônica e ficar em recolhimento domiciliar das 23h às 6h por determinação da Justiça do Rio de Janeiro. Flordelis e os filhos são réus em processo sobre a morte do marido dela, pastor Anderson do Carmo, assassinado em junho de 2019. A deputada é acusada de ser a mandante do crime, mas não pode ser presa em razão de sua imunidade parlamentar.

Guedes condenado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi condenado pela Justiça Federal a pagar R$ 50 mil ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia por comparar funcionários públicos a ‘parasitas’. A declaração do ministro foi em fevereiro, quando comentou as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que vai apresentar o recurso cabível.

Seus dados

A Lei Geral de Proteção de Dados — que tem como objetivo proteger a privacidade e criar regras para a utilização de informações pessoais por empresas públicas e privadas — entrou em vigor nesta sexta. Mesmo com a vigência da LGPD, as penalidades pelo descumprimento só passarão a ser aplicadas em agosto de 2021. Afinal, o que muda para o cidadão? O G1 ouviu especialistas para responder as questões mais importantes sobre a nova lei; veja aqui.

Conteúdo revisado

Anitta e Luísa Sonza criticaram significado das palavras

Anitta e Luísa Sonza criticaram significado das palavras “patroa” e “mulher-solteira” que apareciam no Google — Foto: Reprodução/Instagram/Twitter

‘Mulher do patrão’ ou ‘dona de casa’ eram os significados da palavra ‘patroa’ no Google. E a busca por ‘mulher solteira’ resultava em termos como ‘prostituta, meretriz’. As cantoras Anitta e Luísa Sonza foram às redes sociais reclamar e a empresa mudou as definições. Segundo o Google, o conteúdo é fornecido pela Oxford Languages. O dicionário considerou que, do modo que estavam, os termos ‘não refletiam mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros’.

www.abracambrasil.org.br

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®