Quarta, 28 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

35°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Auto
R10 Auto
Confira todas as notícias sobre carros, motos, lançamentos, além de segredos e guia de compras.
Tecnologia Incrível
20/09/2020 10h31 Atualizada há 1 mês
Por: Thiago Santos

Carro voador turco levanta voo a 10 metros de altura; assista

Empresa desenvolvedora do veículo disse que levará 15 anos para os protótipos ganharem as ruas.

Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação

O primeiro carro voador da  fez uma voo experimental nesta semana em Istambul. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (16), a empresa Baykar Defense mostra o veículo a 10 metros de altura.

Chamado de Cezeri, o modelo deve ir muito além do que foi visto no sobrevoo de teste. A expectativa é que o carro voador, de 230 kg, alcance 2 mil metros de altura e faça deslocamentos a uma velocidade de 100 km/h.

“Faremos protótipos mais avançados no próximo processo e realizaremos voos com um humano [a bordo]”, disse Selcuk Bayraktar, o diretor de tecnologia da empresa. O teste inicial foi feito com o protótipo sendo comandado à distância, sem passageiros.

Continua depois da publicidade

A Baykar Defense afirmou, no entanto, que levará cerca de 15 anos para que os primeiros carros voadores se tornem uma realidade nos céus da Turquia. Os veículos voadores de pequeno porte tripulados estão em franco desenvolvimento pelo mundo.

No Japão, um teste similar foi divulgado pela startup Skydrive, no final de agosto. O veículo fez voo de 4 minutos na ocasião com um piloto a bordo.

Carro voador ou 'drone gigante'?

Continua depois da publicidade

Ainda não está certo qual será o modelo definitivo dos chamados carros voadores, mas a maioria dos protótipos não tem rodas. Além disso, os veículos em testes parecem mais "drones gigantes" tripulados, já que a tecnologia para voar, baseada em várias hélices, é muito similar a dos drones.

Em fase ainda de experimentos, esses veículos não estão aptos a voarem pelas cidades, tanto por falta de legislação específica, como pela segurança. Em junho passado, a empresa Hoversurf divulgou um acidente de sua moto voadora em Dubai.

 

Continua depois da publicidade
Fonte: G1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®