Sexta, 30 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

33°

25° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
OAB-PI
OAB-PI
Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.
Geral Mulheres na política
21/09/2020 09h47
Por: Marina Sousa

OAB-PI e TRE-PI firmam parcerias para fortalecer ações do Observatório Nacional

O Observatório Nacional de Candidaturas Femininas visa lançar um olhar sobre a atuação feminina.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o intuito de fomentar a importância da participação das mulheres na política, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, e as demais representantes do Sistema OAB Élida Fabrícia Franklin (Ouvidora-Geral) e Dalva Fernandes (Presidente da Comissão da Mulher Advogada) estiveram reunidos com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (18), com objetivo de fortalecer a atuação do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas no Piauí.

O Observatório Nacional de Candidaturas Femininas visa lançar um olhar sobre a atuação feminina na política, bem como debater conquistas a serem alcançadas e promover a consciência política das candidatas.

Estiveram em pauta a inserção, representação e participação das mulheres na política partidária, a preocupação com mulheres sendo lançadas como candidatas fictícias (ou laranjas) nas eleições deste ano, a importância de candidaturas femininas competitivas e a criação de mecanismos de segurança, apoio para as candidatas contra possíveis intimidações ou discriminações.

Continua depois da publicidade

O Presidente Celso Barros Coelho Neto pontuou sobre o papel institucional da OAB em encampar ações positivas em prol da temática. “A OAB Piauí, por compreender a relevância da pauta para a sociedade, vem articulando e desenvolvendo ações que lutam pela defesa da maior participação da mulher na política. Apoiamos o projeto que visa essa ampla participação, assim como projetos de combate às Fake News e ao Caixa 02, bem como fomentaremos debates entre os candidatos a prefeito da nossa Capital e de algumas cidades do Estado”, frisou.

Integrando a reunião, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, falou sobre a importância da parceria com o Tribunal e com o Observatório. “Estivemos agora em uma etapa de aproximação entre as entidades, buscando efetivar ainda mais essa parceria com o TRE-PI para fomentar a atuação do Observatório na busca de uma maior conscientização das candidatas e sobre os importantes papéis nessas eleições”, ressaltou.

Em seguida, falando em nome da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, a Presidente e Advogada Dalva Fernandes reforçou o valor das ações conjuntas para a efetivação do projeto. “Na oportunidade, apresentamos à Presidência do Tribunal o trabalho que já é desenvolvido pelo Observatório, como lançamentos e cursos presenciais e on-lines. Falamos ainda do alcance do Observatório e suas atuações em âmbito nacional”, disse.

Continua depois da publicidade

Segundo a Advogada e Fundadora-Presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas no Piauí, Valéria Paes Landim, é chegada a hora da promoção conjunta entre as Instituições do País e da sociedade civil.

“ O Observatório Nacional de Candidaturas Femininas, desde a sua criação, tem a preocupação global com todas as mulheres e sua relação consciente com a política. É chegada a hora de agirmos com impacto, com foco em resultados para acelerar a participação e destacar o protagonismo das mulheres candidatas. Esse é um esforço coordenado em nível mundial para que coalizões a respeito do tema e da sociedade civil pressionem, promovam e apoiem ações sobre da chegada e garantia para todos os espaços da mulher, principalmente, nos espaços de poder e decisão”, destacou Valéria Paes Landim.

Ao final da reunião virtual, foram definidas estratégias para produção de campanhas informativas e de conscientização política a nível regional.

Continua depois da publicidade

A reunião ainda contou com a participação do Diretor-Geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga; da Secretária de Administração, Orçamento e Finanças, Silvani Maia Rezende, e do Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI, Deimyson Alcântara.

Fonte: OAB-PI
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®