Quarta, 02 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
OAB-PI
OAB-PI
Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.
Geral Evento
21/09/2020 09h51
Por: Marina Sousa

I Congresso Digital Florianense de Direito do Consumidor celebra 30 anos do CDC

O evento reuniu diretorias das instituições organizadoras, professores(as), Advogados e estudantes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em comemoração aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, a OAB Piauí, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da Subseção da OAB de Floriano, promoveu o I Congresso Digital Florianense de Direito do Consumidor. Transmitido pela plataforma do Youtube, no canal oficial da ESA Piauí, o evento reuniu as diretorias das instituições organizadoras, professores(as), Advogados e Advogadas, estudantes de Direito e demais profissionais da comunidade jurídica.

Durante a solenidade de abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, frisou a importância do Código de Defesa do Consumidor. “Esse primeiro congresso vem para celebrar essa data que é tão relevantes para nós consumidores. O nosso Código completa 30 anos e, com ele, as garantias dos direitos dos cidadãos”, declarou.

Em seguida, a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, reforçou o valor da temática do evento não só para a comunidade jurídica piauiense, como para a sociedade em geral. “É muito importante a realização do primeiro evento que vem para reforçar os direitos da população. O Código do Consumidor marcou a história legislativa do nosso país e foi um das primeiras legislações que trouxe o conceito da vulnerabilidade, a inversão do ônus da prova e um olhar diferenciado sobre a população mais vulnerável”, disse.

Continua depois da publicidade

O Presidente da Subseção da OAB de Floriano, Leonardo Cabedo, parabenizou os envolvidos pela realização do evento. “Quero aproveitar o momento de abertura para destacar o brilhante trabalho que foi desenvolvido pelas Comissões e pela ESA Piauí. O Congresso foi pensando com o intuito de proporcionar o aperfeiçoamento na seara do Direito do Consumidor, levando em consideração a criatividade e a eficiência nos tempos digitais”, pontuou.

“É com grande satisfação que nós estamos, virtualmente, na cidade de Floriano, marcando mais um ano com um grande evento em prol dos direitos do consumidor. Fico muito feliz em integrar esse momento tão valoroso para o nosso Sistema OAB”, frisou a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Fraklin.

O Presidente da CDDC, Geofre Saraiva, também frisou os benefícios que o Congresso proporcionou aos participantes. “Esse tema é tão importante e recorrente na vida de nós Advogados e Advogadas que resolvemos promover esse evento para debatermos esse direito que está ligado a todos os consumidores. O Congresso vem para somar, com a possibilidade de debater temas tão relevantes com profissionais especialistas”, disse.

Continua depois da publicidade

A Presidente da Subcomissão de Floriano, Josylania Teles,(Coordenadora-Geral do Congresso) falou do papel do evento para a comunidade jurídica piauiense. “Ficamos muito felizes em poder desenvolver mais um projeto voltado para a defesa dos direitos dos consumidores. É fundamental fazermos a nossa parte e poder contribuir para a criação de projetos tão positivos como esse e que vão deixar um legado positivo na história da nossa Subseção e da nossa OAB”, falou.

A Vice-Presidente da Subcomissão de Floriano, Adalgisa Melo, frisou sobre o papel do organizadores, destacando os trabalhados desenvolvidos pela Subcomissão, como orientações jurídicas, cursos, palestras, dentre outros.

No primeiro dia, a programação do evento contou as explanações dos palestrantes Amélia Soares de Rocha (Defensora Pública); Geofre Saraiva (Presidente da CDDC); Aurélio Lobão (Diretor-Geral da ESA Piauí) e Thamiris Ceres Lopes Freire (Coordenadora do Procon Floriano). A primeira palestrante da noite foi apresentada pelo Membro da Comissão de Defesas dos Direitos do Consumidor da Subseção da OAB de Floriano, José Alfredo.

Continua depois da publicidade

“Impacto da pandemia no direito do consumidor”, “Renegociação de dívidas: bancárias, imobiliárias e domésticas”, “Direito do consumidor na aquisição de imóveis” e a “Hipervulnerabilidade e defesa do consumidor através do PROCON” estiveram entre os temas abordados.

Já no segundo dia, a programação ficou por conta dos ministrantes: Rayfran Alves “Secretário-Geral da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI e Especialista em Direito do Consumidor e Processo Civil), José de Arimatéia Dourado Leão (Promotor de Justiça), Danilo Fiuza Lima Verde Santos (Especialista em Direito Médico, Direito do Consumidor e Mediador Extrajudicial), Victor Vinicius Martinez de Almeida (ex-Juiz Conciliador do JECC de Floriano-PI).

Fizeram parte dos temas do Congresso “O consumidor digital e a pós-pandemia”, “Atuação do Ministério Público na defesa do consumidor”, “Direitos do consumidor com relação a planos de saúde, viagens, eventos e hospedagens na pandemia” e “Preço abusivo e cobranças indevidas na pandemia”.

Fonte: OAB-PI
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®