Nesta segunda-feira 21, no Centro de Formação Wall Ferraz a Fundação Municipal de Cultura de Timon apresentou a proposta para o Plano de Ação à Lei Aldir Blanc, contendo todo o passo a passo, critérios e perfil dos grupos a serem beneficiados, conforme a lei para representantes de grupos culturais.
O presidente da FMC Saney Sampaio destacou que o objetivo da reunião foi compartilhar as informações sobre o plano de ação no intuito de tornar o processo ainda mais transparente. “Após a reunião se os grupos culturais desejarem, a FMC poderá participar de encontros com cada grupo e integrantes.” Destaca Saney.
Será montada uma comissão com representantes da sociedade civil indicados pelos grupos culturais para acompanhar o processo de cadastramento e seleção dos beneficiados.
Uma plataforma on-line, "Sistema Municipal de Cultura" foi montada para o cadastro dos grupos a fim de aperfeiçoar sua funcionalidade. Com essa ferramenta digital todos os grupos sejam esses, teatro comunitário, circo, grupos de capoeira, cinema comunitário, roda de leitura, pequenos produtores culturais, entre outros vão poder se cadastrar. Todas as informações descritas pelos grupos serão checadas e atendendo aos critérios do governo federal, através da lei, esses grupos poderão ser beneficiados.
Desde a aprovação da lei Aldir Blanc que o município de Timon vem trabalhando e seguindo à risca o cronograma de planejamento. É preciso reforçar que o município de Timon está responsável pela articulação, atendimento e benefício dos grupos culturais e pelo fomento à cultura através dos editais.
"Pelo menos 20% dos recursos que virão do governo serão destinados aos editais, conforme a lei exige." destaca o presidente da FMS.
Estiveram presentes na reunião diversos representantes de várias categorias artísticas e culturais da cidade de Timon. Para Junior Apigia, de grupo de capoeira a reunião foi importante para a classe artística e grupos culturais do município. “Precisávamos entender o processo burocrático para recebermos esse repasse e que bom que a prefeitura reuniu a gente para nos explicar”, destaca.
PUBLICIDADE: