Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
OAB-PI
OAB-PI
Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.
Geral Seminário virtual
24/09/2020 09h27
Por: Redação

Webnário debate Políticas Públicas Sobre Drogas no Piauí

Durante essa quarta-feira (23), OAB Piauí, por meio da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas (CPPDOAB/PI), promoveu o Webnário Políticas Públicas sobre Drogas, transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal da OAB no Youtube . O evento promoveu reflexões sobre a temática no que diz respeito à dependência química e buscou fomentar o compartilhamento de conhecimento jurídico.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, conduziu a mesa de abertura. Na ocasião, ele enfatizou a importância de levar a discussão para todo o mundo, por meio do seminário virtual. “A política sobre drogas deve envolver nossa luta diária porque atinge não só o indivíduo, é uma chaga na sociedade. Hoje, as políticas públicas que prezam pela evolução da humanidade devem lidar com o combate a tudo o que diz respeito ao tráfico, à proteção das fronteiras, ao uso, aos tratamentos. É uma preocupação que todos nós devemos ter porque nosso futuro depende do combate ao uso indiscriminado das drogas”, frisou.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em seguida, a Presidente da CPPDOAB/PI, Silvânia Maria Luz Leal, saudou os participantes e inscritos e agradeceu os parceiros da iniciativa. “A dependência química é um problema que aflige toda a sociedade. Quero saudar nosso ilustre Presidente, Celso Barros, que está prestigiando esse evento e a todos da Comissão que conseguiram, de forma graciosa, organizar este Webnário”, disse.

O evento debateu relevantes pontos da temática em quatro mesas de discussão. A primeira mesa foi mediada por Tamires Taynã (Advogada Criminalista, Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Anacrim-PI). O palestrante Sâmio Falcão (Advogado, Coordenador Estadual de enfrentamento às drogas, Secretário da Comissão de Política Sobre Drogas, Conselheiro de Políticas Sobre Drogas do Estado do Piauí e Conselheiro Estadual de Combate à Pobreza) debateu “Políticas públicas sobre drogas no estado do Piauí: Formas e diretrizes de acolhimento aos dependentes químicos no Estado do Piauí”.

Em seguida, foi a vez dos ouvintes acompanharem os debates sobre Codependência: aspectos sociais, afetivos e comportamentais. Mediada por Frederico Burlamaqui (Advogado, Terapeuta em dependência química e Membro da Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas da OAB Piauí), essa mesa teve a colaboração da palestrante: Aliny Tavares (Psicóloga, especialista em saúde mental e atenção psicossocial, Terapeuta cognitivo comportamental com ênfase em dependência química e acompanhamento familiar).

Pela tarde, o mediador Pedro Afonso Rodrigues de Moura (Advogado atuante na área criminal, pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal pela ESA-PI) e a palestrante Francisca Diana Pacífico Oliveira (Bacharel em Serviço Social, Coordenadora do Centro de Convivência Retomando o Caminho, Coordenadora de Projetos na Fazenda da Paz, Especialista em Saúde Mental, Membro da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde do Piauí – CESPI) falaram sobre “Medidas Sociais Adotadas aos Acolhidos em Comunidades Terapêuticas que concluíram o tratamento em dependência química: Uma nova oportunidade!”.

Encerrando o evento, o palestrante Marcondes Brito da Costa (Professor, Mestre em Políticas Públicas pela UFPI e Doutorando em Sociologia pela UECE) e o mediador Wesley de Carvalho Viana (Advogado Criminalista e Membro da Rede Reforma) trouxeram importantes considerações acerca de políticas de drogas no Brasil e no México: uma análise comparativa.

O evento teve o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí, da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM-PI) e da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas.

Fonte: OAB PI
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp