Domingo, 11 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Internacional Surpreendente
24/09/2020 16h43
Por: Thiago Santos

Cães são usados para identificar viajantes com covid na Finlândia

Foto: Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução/Divulgação

Cães treinados para detectar o novo coronavírus começaram a farejar amostras de passageiros no aeroporto de Helsinque-Vantaa, na Finlândia, nesta semana, em um projeto-piloto em execução junto com testes usuais. 

A eficiência dos cães não foi comprovada em estudos científicos comparativos, de modo que os passageiros que se voluntariam para fazer o teste e sejam suspeitos de serem portadores do vírus são instruídos a também fazer uma coleta para confirmar o resultado.

Uma equipe de 15 cães a 10 instrutores está sendo treinada por voluntários para o trabalho na Finlândia. A iniciativa é patrocinada por uma clínica veterinária particular.

Continua depois da publicidade

Entre eles está Kossi, um cão de resgate espanhol, que foi treinado como cão farejador na Finlândia e que já trabalhou antes na detecção de câncer.

Anna Hielm-Bjorkman, que é professora adjunta da Universidade de Helsinque e especializada em pesquisa clínica para animais de companhia, disse que sua pesquisa mostrou que os cães podem encontrar a doença cinco dias antes de os pacientes apresentarem quaisquer sintomas clínicos.

No teste canino, um passageiro passa uma gaze no pescoço e o coloca em uma lata que é levada a outra sala para o cão cheirar e entregar o resultado de imediato.

Gaze é colocada em latas e levada até o cão

Há alguns meses, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos iniciaram testes semelhantes no Aeroporto Internacional de Dubai usando cães policiais.

O vice-prefeito de Vantaa, Timo Aronkyto, disse que no futuro será possível que os cães passem entre os passageiros da mesma forma que os cães da alfândega.

Fonte: R7
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®