Terça, 27 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

25° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Resumo do Dia
24/09/2020 21h40
Por: Jornalista Milton Atanazio

Quinta-feira, 24 de setembro – RESUMO DO DIA 

Foco na Política - Um panorama da política nacional direto de Brasília

No Pantanal, investigação aponta onde começou o incêndio gigantesco dos últimos meses
No Pantanal, investigação aponta onde começou o incêndio gigantesco dos últimos meses
 

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


IBGE mostra que todos os biomas brasileiros perderam vegetação em 18 anos; a situação é pior na Amazônia e no Cerrado. No Pantanal, investigação aponta onde começou o incêndio gigantesco dos últimos meses. Volta a valer a decisão que obriga peritos a voltarem ao trabalho no INSS. As reações de protesto a uma entrevista do ministro da Educação. E a Globo recebe três indicações ao Emmy Internacional de 2020.

Fogo sem controle

O Brasil perdeu 8,34% de sua vegetação natural em 18 anos, cerca de 490 mil km², segundo dados divulgados hoje pelo IBGE que mostram que todos os biomas foram atingidos. A área equivale a mais de 10 vezes toda a extensão territorial do estado do RJ. Das vegetações que mais sofreram, estão a Amazônia (270 mil km²) e o Cerrado (153 mil km²). O levantamento realizado entre 2000 e 2018 mostra também que a maior parte da área devastada em no país foi transformada em pasto.

No Pantanal, estima-se que a área devastada só em 2020 é dez vezes maior do que a perdida entre 2000 e 2018. Este ano, 23 mil km² foram incendiados. A região registrou o número mensal mais alto de focos de incêndio desde o início da série histórica do Inpe, em 1998: foram 6.048 pontos de queimadas no bioma do dia 1º a 23 de setembro — 211% acima da média para o mês.

Continua depois da publicidade

Segundo investigação da PF, os incêndios começaram em quatro fazendas de grande porte em Corumbá (MS). A polícia usou dados de satélite e sobrevoo para identificar 4 grandes propriedades. Um dos donos afirma ser ‘vítima’ do fogo.

  • Ricardo Salles visita áreas afetadas pelas queimadas
  • Especialista nega chance de erro citada por Mourão

Dados da pandemia

O Brasil registra 818 mortes por Covid-19 em 24 horas e se aproxima de 140 mil óbitos. Desde o início da pandemia, 4.659.909 brasileiros foram infectados pelo coronavírus — 32.129 desses confirmados no último dia. Oito estados apresentam alta no número de mortes: MG, RJ, AM, AP, RR, BA, PI e RN. Levantamento é feito pelo consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Consulte casos e mortes em cada município do país.

  • Governo do Amazonas volta a fechar bares e balneários em Manaus
  • Prefeitura de São Paulo prepara volta de cinema, teatro e museus; veja regras

Queda de braço no INSS

Os peritos médicos convocados pelo governo, ou seja, lotados em agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que já foram vistoriadas e aprovadas, terão de retornar ao trabalho presencial. A pedido da Advocacia-Geral da União, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a decisão da Justiça Federal do Distrito Federal que havia dispensado a categoria. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) é contra o retorno e argumenta que as agências ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária para a reabertura.

Continua depois da publicidade

Popularidade do presidente

Encomendada pelo Conselho Nacional da Indústria, pesquisa Ibope mostrou que o governo de Jair Bolsonaro tem aprovação de 40% e reprovação de 29%; outros 29% o consideram regular. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de setembro e ouviu duas mil pessoas em 127 municípios. Ainda segundo a pesquisa, 46% dizem confiar no presidente; outros 51% afirmam que não confiam.

  • Marco Aurélio conclui voto a favor de depoimento por escrito de Bolsonaro
  • Michelle Bolsonaro depõe em investigação sobre ofensas na internet

Diamante de sangue

A Operação Crassa, deflagrada nesta quinta-feira, revelou um esquema de décadas envolvendo garimpeiros, lideranças indígenas, empresários e intermediadores na exploração de diamantes dentro da reserva Roosevelt em Espigão D’Oeste (RO), na Zona da Mata. Foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão no interior de Rondônia e em mais sete estados, além de bloqueios de bens e imóveis por determinação da Justiça Federal. As conversas entre os garimpeiros envolvidos na negociação foram obtidas pelo G1; ouça aqui.

Desajustado

Uma entrevista do ministro do MEC, Milton Ribeiro, provocou reações de grupos ligados à educação e aos direitos da população LGBTQI+. Ao ser questionado pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ sobre a importância da educação sexual em sala de aula, o ministro disse que é importante mostrar ‘que há tolerância’, mas que ‘o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo [termo considerado preconceituoso]’ vêm, algumas vezes, de ‘famílias desajustadas”. Quanto à educação durante a pandemia, Ribeiro afirmou que resolver os problemas de acesso à internet não é uma atribuição da pasta. Segundo ele, cabe aos estados e municípios garantir o ensino remoto.

Continua depois da publicidade
  • JULIA DUAILIBI: Ministro mostra que ignora conceitos básicos
  • NATUZA NERY: Ministro da Educação foi homofóbico, e já há reação no Congresso
  • MAIS INFORMAÇÕES  www.foconapolitica.com.br

Violência contra mulher

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, nesta quinta, uma nova edição da portaria com procedimentos para a realização de um aborto em caso de estupro. O novo texto retira a palavra ‘obrigatoriedade’ e mantém a regra dos profissionais da saúde de denunciarem o caso à polícia, independentemente da vontade da vítima. Para especialistas, a reedição é um ‘jogo de palavras’. O Ministério da Saúde afirmou que a portaria dá segurança jurídica aos médicos e que a notificação à polícia é importante para que a Justiça inicie as investigações o quanto antes.

Subrepresentadas

Segundo levantamento feito pelo G1 a partir de atas das convenções partidárias, a cada 10 candidatos a vereador nas 26 capitais do país, apenas 3 serão mulheres — proporção abaixo da média da população brasileira. No país, a cada 10 pessoas, 5 são do sexo feminino. A subrepresentação feminina na política é exposta pela ONU numa pesquisa sobre direitos políticos das mulheres. O Brasil ocupa a 9ª posição entre os 11 países da América Latina que foram avaliados. México, Bolívia e Peru lideram o ranking que tenta acelerar a paridade de gênero nas Casas de poder em países da região e do Caribe.

  • Partidos reclamam de divisão de verba entre negros e brancos
  • Maior representatividade tem impacto em políticas para negros, diz pesquisador

Crivella derrotado

Por unanimidade (7 a 0), os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro determinou a inelegibilidade do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), até 2026, por abuso de poder político e conduta vedada.

O prefeito foi condenado também a pagar multa de até R$ 106,4 mil. A ação diz repeito a um comício na quadra da Estácio de Sá para apresentar, a servidores da Comlurb, candidatos do partido Republicanos — um deles, seu filho Marcelo Hodge Crivella, então candidato a deputado federal. A defesa do prefeito diz que vai recorrer e sustenta que Crivella estará apto para concorrer à reeleição.

Desigualdade

Menos de 5% dos negros têm cargos de gerência ou diretoria, segundo aponta uma pesquisa feita por uma empresa de recrutamento e seleção. A maioria dos pretos e pardos ocupam posições operacionais (47,6%) e técnicas (11,4%) – percentuais superiores aos relatados por brancos, indígenas e amarelos.

Prêmio da TV ????

Três produções da Globo foram indicadas ao Emmy Internacional. A atriz Andrea Beltrão concorre na categoria Melhor Atriz por viver a gracinha do Brasil na série ‘Hebe’. A novela ‘Órfãos da Terra’ disputa o prêmio de Telenovela e ‘Elis – Viver é Melhor que Sonhar’ está entre as indicadas de Filme/Minissérie para TV. Os vencedores serão anunciados no dia 23 de novembro. Assista às produções no Globoplay.

Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil

E mais...

EDIÇÃO COMPLETA

Vídeos, Fotos e Links...

Clicar abaixo:

www.foconapolitica.com.br

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®