Sábado, 31 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
25/09/2020 14h54
Por: Marina Sousa

Lavar o nariz ajuda a prevenir a Covid-19 e outras doenças. Veja como

O sistema respiratório é um dos mais importantes e sensíveis do corpo.

Foto: Reprodução/Web
Foto: Reprodução/Web

O ataque do coronavírus ao corpo começa pelas vias respiratórias, por isso a importância do uso de máscara para evitar o contágio. Outra medida que pode ajudar a prevenir a Covid-19 e também a proteger de outras doenças causadas por micro-organismos encontrados no ar é lavar o nariz com frequência usando soro fisiológico.

O sistema respiratório é um dos mais importantes e sensíveis do corpo. A otorrinolaringologista Adriana Leal Alves explica que a lavagem nasal com soro fisiológico é eficaz para a prevenção de infecções virais das vias aéreas.

A solução não é capaz de matar vírus e bactérias, mas mantém a umidade da mucosa nasal, promovendo um ambiente menos propício para que os micro-organismos invasores se instalem. A higiene frequente elimina as impurezas da região, reduzindo a probabilidade de desenvolvimento de infecções.

Continua depois da publicidade

O ideal é realizar a limpeza do nariz duas vezes por dia, após acordar e antes de dormir, com soro fisiológico 0,9%. Ele deve ser aplicado com uma seringa, tapando a narina oposta.

“A lavagem do nariz permite que os cílios presentes na cavidade nasal se mantenham limpos e com a movimentação adequada, exercendo sua função de proteção”, acrescenta a médica infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras.

Ela ressalta que, apesar de benéfica, a lavagem não elimina completamente os microrganismos presentes em cavidade nasal. “A limpeza contribui na redução de sensibilidade da mucosa e reduz o acúmulo de muco, mas não há comprovação científica de que isso derrote o coronavírus”, explica.

Continua depois da publicidade

Ana Helena sugere a combinação de várias medidas de prevenção para evitar o contágio, entre elas, o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a lavagem frequente das mãos.

Como preparar o soro em casa

O soro utilizado pode ser o de farmácia ou feito em casa. Para cada litro de água, deve-se usar uma colher de chá de sal. A água deve ser fervida antes do preparo da solução para que esteja esterilizada. Depois que o líquido estiver frio, o sal pode ser acrescentado.

Continua depois da publicidade
Fonte: BETHÂNIA NUNES/Metrópoles
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®