Terça, 01 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

33°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Geral Veja!
05/10/2020 10h39
Por: Bruna Sampaio

Isso é o que as pessoas usavam antes do papel higiênico ser inventado

No decorrer da história as pessoas usaram de tudo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um dos principais itens de uma lista de compras é o papel higiênico. Ele é um tipo de papel fino e absorvente, que se desmancha em contato com a água, utilizado para uso sanitário e higiene pessoal. E é realmente bem difícil imaginar como as pessoas viviam sem o produto, e mais difícil ainda pensar sobre o que eles usavam para substituir ele.

papel higiênico é tão importante para nós que nos primeiros dias da pandemia do novo coronavírus era um dos itens mais difíceis de se encontrar, junto com os equipamentos  de proteção individual. Ele existe no mundo ocidental, pelo menos, desde o século XVI e na China desde o segundo século b.C. Mesmo assim, bilhões de pessoas não usam papel higiênico até hoje.

E antigamente, o papel higiênico era ainda mais escasso. E saber o que os humanos usavam ao invés dele nos tempos antigos pode ser difícil usando o registro arqueológico, como disse a professora de literatura medieval na Texas State University, Susan Morrison.

Continua depois da publicidade

"A maior parte do material que não temos porque é orgânico e simplesmente desapareceu", disse.

Mas os especialistas conseguiram recuperar algumas amostras, incluindo algumas com  fezes, que são representações dos ancestrais do papel higiênico. No decorrer da história as pessoas usaram de tudo. Desde as suas próprias mãos até espigas de milho e neve.

Antes do papel higiênico

Continua depois da publicidade

Um dos materiais mais antigos para essa tarefa é o bastão de higiene, que é datado da China há dois mil anos. Essas varas de higiene também eram chamadas de tiras de bambu. Elas eram varas de madeira ou bambu, embrulhadas em um tecido.

No período greco-romano, os gregos e romanos se limpavam com outro bastão chamado tersório. Ele tinha uma esponja em uma de suas pontas e era colocado nos banheiros públicos para uso comunitário.

Segundo alguns estudiosos, o tersório pode não ter sido usado com o mesmo propósito do papel higiênico, mas sim para limpar o próprio banheiro. O tersório era limpado colocando ele em um balde de água com sal ou vinagre, ou então o mergulhando em água corrente que ia para baixo dos vasos sanitários.

Continua depois da publicidade

Os gregos e romanos também se limpavam com peças de cerâmica arredondadas em forma oval ou de círculo chamadas pessoi. Os arqueólogos encontraram pessoi com vestígio de fezes. E uma antiga taça de vinho mostra um homem enxugando seu traseiro com um pessoi.

Outra peça que fazia as vezes de papel higiênico para os gregos era a ostraka. Ela era peças de cerâmica onde eles escreviam os nomes de seus inimigos para votar pelo seu ostracismo. Depois da votação eles podiam se limpar com o nome de seus inimigos.

Já no Japão, no século VIII, as pessoas usavam um outro tipo de bastão de madeira chamado chuugi. Eles o usavam para limpar a parte externa e interna do ânus. As varas foram bastante populares para a limpeza do ânus. Mas ao longo da história os povos antigos usaram vários outros materiais. Como por exemplo, água, folhas, grama, pedras, peles de animais e conchas do mar.

Fonte: Fatos desconhecidos
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®