Sábado, 25 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

27°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Doença
05/10/2020 21h30 Atualizada há 2 anos
Por: Francine Dutra

Após quase um ano, Piauí volta a registrar casos de peste suína

Um surto de peste suína clássica foi identificado em Parnaíba. Dois animais foram contaminados e um deles morreu. Os casos tiveram início em 18 de setembro e foram confirmados, após exames de laboratório, no fim da semana passada.

O Ministério da Agricultura informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre os registros na sexta-feira (2).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O local onde ocorreu não é uma zona livre de peste suína clássica. Os animais infectados são criados por pequenos produtores, nos quintais das casas, de forma rudimentar e diferente das produções comerciais. O risco é a doença atravessar fronteiras e entrar na região livre do país, porém, há restrições à movimentação de animais e produtos derivados para esses destinos.

A suspeita da ocorrência da doença foi detectada em vigilância passiva realizada em porcos de quintal, diz o registro da OIE. Investigações serão feitas para identificar a origem e as ligações epidemiológicas, com testes nos animais remanescentes nas instalações onde a peste suína clássica foi identificada.

A ocorrência mais recente da doença havia sido no ano passado, também no Piauí, que apresentou 17 focos e teve mais de 4 mil suínos sacrificados.

Fonte: Valor
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp