Domingo, 25 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Receitas
R10 Receitas
A coluna R10 Receitas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária.
Entretenimento Sobremesa
08/10/2020 09h36 Atualizada há 10 meses
Por: Francine Dutra

Pudim de chia com chocolate: uma opção saudável e deliciosa

Ok, não é o tipo de pudim de leite condensado que você estava esperando né? Mas o pudim de chia carrega esse nome pelo simples fato ter a consistência de pudins comuns.

A chia é super versátil e riquíssima em vitaminas e minerais. Uma sementinha bem pequenininha e com uma propriedade muito show. Elas podem rapidamente absorver uma grande quantidade de líquido – entre 9-12 vezes o seu volume, em menos de 10 minutos, e quando ela entra em contato com algum líquido ela cria uma espécie de gel ao redor dela. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Benefícios da semente de Chia

Continua depois da publicidade

A razão pela qual as sementes de Chia são tão benéficas é devido a elas serem ricas em fibras, gorduras ómega-3, proteínas, vitaminas e minerais, tais como:

Fibra (11g – 42% valor diário recomendado)

Proteína (4,4 g – 9% de VDR)

Os ácidos gordos ómega-3 (4915 mg)

Os ácidos gordos ómega-6 (1620 mg)

Cálcio (77 mg – 18% de VDR)

Cobre (0,1 mg – 3% de VDR)

Fósforo (265 mg – 27% de VDR)

Potássio (44,8 mg – 1% de VDR)

Zinco (1,0 mg – 7% de VDR)

- Chia também contém ácidos graxos essenciais alfa-linolênico e ácido linoleico, estrôncio, vitaminas A, B, E e D e minerais, incluindo enxofre, ferro, iodo, magnésio, manganês, niacina, tiamina, e eles são uma fonte rica de antioxidantes. (fonte)

A regra básica para preparar a chia é simplesmente misturar ela com um líquido. Seja água, suco, leite e até iogurte. Mas se você fizer simplesmente este passo, ela vai ficar uma geleia bem sem graça e sem sabor nenhum. Tenho certeza que só vai descer uma colherada. Então o segredo é sempre combinar ela com outros ingredientes saborosos. Como frutas, mel, stevia, agave, xarope bordo, extrato de baunilha, geléias de frutas (de preferência sem açúcar), granola, cacao e por ai vai. A escolha é SUA! Deixe a sua imaginação te levar…

Essa receita é tão simples e tão rápida, qualquer um pode fazer! Até as crianças! (só precisa de tempo para deixar na geladeira para ela absorver o líquido). Além disso, é tão saudável que você pode comer até no café da manhã. Chocolate no café da manhã??? Se isso não te convencer a fazer essa receita, eu não sei o que vai! Hahaha!

Esta receita é totalmente versátil e também dura por alguns dias na geladeira (se sobrar né?), então fique a vontade para fazer uma porção maior ou já deixar preparada de ante mão para uma ocasião especial.

INGREDIENTES

1 xícara de leite de amêndoa sem açúcar (ou a sua alternativa de leite favorita)

4 colheres de sopa de sementes de chia

4 colheres de sopa de agave, xarope de arroz integral, xarope de ácer ou stevia a gosto

1 colher de sopa de cacau em pó (NÃO achocolatado por favor!)

½ colher de chá de extrato baunilha

MODO DE PREPARO

Em um recipiente (para sujar menos louça sugiro já fazer no próprio pote que vai guardar o pudim) coloque 2 colheres de sopa do seu leite, o extrato de baunilha e o cacau em pó.

Agora misture até o chocolate incorporar por completo. Pode levar um tempinho, mas eventualmente ele mistura bem. (Eu recomendo misturar o cacau com pouco leite exatamente pelo fato que ele demora a incorporar, e quando tem menos líquido ele mistura muito mais rápido).

Assim que estiver tudo bem misturado, adicione os outros ingredientes e mexa por cerca de 3 minutinhos. Você vai ver logo logo a consistência da chia começar a mudar.

Depois que tudo estiver misturado, cubra e leve a geladeira por cerca de 15 minutos.

Depois que os 15 minutos passaram, misture novamente o pudim.

Repita isso 2 vezes. (O que isso vai fazer é ajudar a chia misturar bem com o líquido e permitir com que você quebre qualquer bolas grandes que possam acontecer. Se você simplesmente jogar a chia dentro do líquido e colocar na geladeira, a chia vai descer toda para o fundo e o líquido vai ficar por cima. Resultado? Uma pedra de chia! Não é isso que você quer).

Demora de 4-6 horas para chia sugar todo o líquido e chegar na melhor consistência possível.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Quando pronto, você pode servir seu pudim com frutas frescas, amêndoas, coco ralado (sem açúcar) ou simplesmente comê-lo assim purinho mesmo. As possibilidades são imensas!

Fonte: A Cozinha Intolerante
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp