Sábado, 05 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Pet
R10 Pet
Tudo sobre o mundo dos pets.
Geral Entenda aqui
09/10/2020 16h11
Por: Marina Sousa

Tem um cachorrinho surdo? Saiba como educá-lo da forma correta

Existem casos em que o cão já possui essa deficiência e o que resta é saber educá-lo usando um treinamento específico para cada caso.

Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Você sabe como educar cachorro surdo? Essa é uma pergunta que muitos tutores buscam respostas, pois é bem comum isso acontecer. Na velhice de um cachorro, por exemplo, pode haver muitas complicações, desde a perda gradual dos sentidos até a perda da audição.

Existem casos em que o cão já possui essa deficiência e o que resta é saber educá-lo usando um treinamento específico para cada caso. Portanto, se você quer aprender a como educar cachorro surdo, continue a leitura desse artigo que traz informações bem importantes sobre o tema.

De um modo geral, quando falamos de educação canina, usamos os gestos, a fala e os treinamentos positivos para educá-los. É através desses recursos, que nosso cão acaba se familiarizando com o nosso tom de voz, comportamentos e humor. Por serem animais observadores e de fácil condicionamento, é bem comum eles entenderem quando você está chateado ou alegre, pela sua entonação da voz e atitude escolhida.

Continua depois da publicidade

Mas quando o cão é surdo ou cego, como fazer o adestramento desse doguinho? Eis aí um grande desafio, que pode ser resolvido com muito amor e dedicação. Pensando nisso, separamos os tipos de treinamento de cão surdo, que podem ser realizados por um profissional qualificado ou pelo tutor.

Dessa forma, toda vez que o gesto é sinalizado, o cachorro vai entender o tipo de comportamento esperado, e o cliker funcionará como aprovador.

Educando o cão surdo através do treinamento visual

O treinamento visual também é um método para educar cachorro surdo. Ele pode trazer bons resultados neste tipo de situação. Afinal, como o doguinho não consegue ouvir, ou ouve parcialmente, o jeito encontrado é sinalizar através de uma postura corporal ou luzes.

Continua depois da publicidade

Vamos ao passo a passo de como educar seu cão surdo usando o treinamento visual

Para este treinamento utilize lanternas, ponteiras de laser, gestos com as mãos ou até um colar vibrador adaptado para cachorros surdos. Se você escolher pela coleira vibratória, prefira sempre conversar com um adestrador de animais. Assim sendo, ele poderá avaliar a necessidade de utilização do acessório para treinamento.

Treinamento para receber elogios não verbais

Assim como os humanos, os cachorros surdos demandam de língua de sinais. E neste caso, a linguagem é bem importante. Para dizer “sim” ao cão surdo, use primeiro um sinal com a mão. Assim sendo, depois, pode oferecer um petisco canino que o seu amigo adora. Faça esse exercício algumas vezes até o cão entender que se trata de um elogio ou uma confirmação de quando ele faz algo bom.

Treinamento para chamar o cão surdo

Um dos desafios enfrentados por tutores de cachorros surdos é “chamá-lo pelo nome”, principalmente porque ele não entende as palavras. Se o cão nasceu surdo, o ideal é, sim, dar um nome. Mas também condicioná-lo para atender ao seu chamado.

Continua depois da publicidade

Desse modo, você só precisa usar um estímulo de luz quando o cachorro estiver longe, ou com um toque e gestos para informar que você está chamando-o. Um alerta importante, é: nunca coloque a lanterna ou laser no rosto ou olhos do cachorro, pois pode irritá-lo ou causar lesão na retina.

Ao invés disso, aponte a luz para a frente do animal ou para a parede, assim você vai facilitar o entendimento do cachorro a este sinal.

Como saber se meu cão está surdo?

A surdez é uma deficiência que pode ser congênita ou que pode ser adquirida ao longo da vida através de infecções e envelhecimento dos cães. Assim sendo, existem diversos fatores que levam um cachorro ficar surdo, cabendo ao médico veterinário fazer os exames necessários para um diagnóstico.

No entanto, é possível que o tutor perceba alguns sinais. Eles podem estar relacionados a coceira ou dores na orelha, mau cheiro, latidos em excesso sem causa e agitação. Outros sintomas comportamentais envolvem o tempo de sono exagerado e desobediência aos comandos.

Como ajudar um cachorro surdo?

Além de um treinamento com instrumento como Clicker e comando de gestos, algumas atitudes não dependem de treinamento. Elas só precisam ser entendidas como importantes. A gentileza é um dos gestos mais demandados por cachorros. E isso não distingue raça ou deficiência que o animal possa ter.

Ensine as pessoas que o cão é apenas surdo e necessita de carinho. A mesma dica vale para passeios. Não prive seu amigo peludo de passear na rua, brincar com brinquedos e socializar com outros cães. Além de uma comunicação entre tutor e cachorro, os treinos e exercícios são bem importantes, principalmente para manter a saúde do doguinho.

Uma informação importante sobre segurança, é: Sempre use a coleira no cachorro, colocando uma plaquinha de identificação com nome do tutor e telefone. Os espaços devem estar devidamente trancados para não correr o risco do cachorro fugir de casa. Por isso, mantenha-o sempre por perto.

Com essas dicas fica mais fácil saber como educar cachorro surdo e aproveitar melhor a vida ao lado do seu melhor amigo. Asim sendo, cuide bem do seu pet!

Fonte: Portal do Dog
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®