Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

29°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades EDUCAÇÃO
18/03/2018 20h44
Por: Diogo Costa

Secretário de Educação explica processo de nucleação de escolas em Amarante

Ironilson falou das dificuldades em torno do tema e apontou medidas que a gestão intitula de ‘emergentes’. “Caso contrário, nunca teremos um avanço na Educação pública para que possamos ter alunos preparados”, disse ele na tribuna.

Dentre os avanços apontados por Ironilson estão a construção de treze novas salas de aulas em unidades de ensino na zona rural, o fim das salas multisseriadas, professores com conteúdos direcionados a alunos do mesmo ano escolar em uma só turma, a presença de um monitor para acompanhar os alunos durante o trajeto dos ônibus e, como resultado final, a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto : Arte Diogo Costa
Foto : Arte Diogo Costa

“Constatamos em Amarante que um dos principais problemas seriam as salas multisseriadas do 1º ao 5º ano, de onde nasceu a ideia da nucleação das escolas do município. Nas unidades de ensino onde há salas multisseriadas, o grande problema é que o professor tem que se virar para ensinar alunos de diversas séries em uma só sala. Ou seja, o aluno não consegue aprender ao ponto de competir no Enem com alunos de escolas privadas”, acrescentou Ironilson.

Dentre as dificuldades da atual gestão, reconhecidas pelo vereador Rudifran Ferreira, estão a nucleação de escolas com alunos do Ensino Infantil em algumas localidades, como também a de unidades em que alunos vão precisar atravessar o rio – a exemplo da comunidade Lagoa de Cima. Situações que o secretário assegura que “serão resolvidas sem prejuízos ou danos no processo de aprendizagem dos alunos, até porque as dificuldades serão sanadas aos poucos”.

De acordo com o vereador Rudifran Ferreira, a nucleação é necessária. “Eu sou a favor da nucleação, mas eu volto a dizer, que ela precisa ser planejada e que venha atender da forma necessária! Nós sabemos que o aumento de salas não atende a nucleação como deveria”, disse ele ao apontar outras dificuldades como transportes e comunidades que não foram informadas sobre a nucleação.

Na gestão passada, disse o secretário de Educação, “havia 43 escolas e foram nucleadas cinco delas, ficando 38. Dessas 38 a maioria dos alunos estava apenas em uma sala com um único professor e esse professor tinha que lecionar do 1º ao 5º ano. Ele tinha que ensinar séries diferentes com faixas etárias distintas e com conteúdos específicos de cada ano”.

O secretário encerrou sua participação na tribuna reforçando que Amarante tem o melhor material intelectual de educadores, ainda considerando que 2018 será um ano de desafios. O Ideb de Amarante que, segundo Ironilson Lima, é um dos piores do Piauí, é resultado de vários problemas no contexto educacional do município no passado, dentre eles as escolas com salas multisseriadas.

Fonte: Portal Somos Notícia
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp