Domingo, 29 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

33°

25° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Histórias do Piauí
Histórias do Piauí
Histórias que marcam o Estado.
Piauí Histórias do Piauí
22/10/2020 10h27 Atualizada há 1 mês
Por: Marina Sousa

Conheça a história 'A alma do vaqueiro João Noé' em Lagoa Alegre no Piauí

O sustento da família era obtido campeando gado pelas áreas rurais de Lagoa Alegre, sendo João Noé um vaqueiro afamado na região.

Na foto, o repórter José Saraiva, ladeado por Rosário e Pastora Maria, respectivamente filha e esposa do Vaqueiro João Noé. - Foto: Reprodução/José Saraiva
Na foto, o repórter José Saraiva, ladeado por Rosário e Pastora Maria, respectivamente filha e esposa do Vaqueiro João Noé. - Foto: Reprodução/José Saraiva

João Fernandes de Castro (João Noé), nascido em 1932, era um vaqueiro que vivia na Localidade rural Canto do Chorão, município de Lagoa Alegre, Piauí, com a esposa Pastora Maria da Silva e os filhos Nelson, Noé, Bebeto, Rosário, Pedro e Reis. O sustento da família era obtido campeando gado pelas áreas rurais de Lagoa Alegre, sendo João Noé um vaqueiro afamado na região.

Em 29 de Junho de 1965, perseguia um bovino em seu cavalo quando acabou batendo a cabeça em uma árvore. A pancada foi tão violenta que o vaqueiro veio a óbito, causando comoção geral no povo da região, eis que era um homem muito querido, uma pessoa muito boa que gostava de ajudar aos outros. Em meio a prantos e lamentos, o vaqueiro foi sepultado no cemitério do povoado Vinagreira, zona rural de Lagoa Alegre.

Depois de sua morte, o povo, comovido com a morte trágica, começou a dizer que a alma de João Noé havia se purificado e alcançado a remissão dos pecados, de modo que agora seu espírito repousava ao lado do Pai Celestial. Logo, começaram a fazer preces e promessas ao vaqueiro, sendo muitas as graças milagrosas alcançadas pelo povo da região. Hoje, seu túmulo é um dos mais visitados no dia de finados, sendo muitos os  devotos que acendem velas para o vaqueiro nessa data.

FONTE:

SARAIVA, José. Túmulo do Vaqueiro João Noé foi um dos mais visitados no Dia de Finados. SARAIVA REPORTER.COM. Disponível: <https://www.saraivareporter.com>. 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®