Sábado, 05 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

35°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Saúde/Timon
26/10/2020 11h21
Por: Blog do Lucão

Timon mantém índice baixo de infestação do Aedes Aegypti

O LIRAa foi realizado no período de 19 a 23 de outubro

Timon mantém índice baixo de infestação do Aedes Aegypti

Mantendo e intensificando as ações de combate e controle de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria de Saúde de Timon conseguiu manter baixo o indíce de infestação do mosquito Aedes Aegypti, apresentando referência de 0,2% no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), valor abaixo do considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, que é 1%.

O coordenador de controle de endemias de Timon, Dolamito Marques explica que esse resultado abaixo de 1, coloca mais uma vez, a cidade de Timon, em situação de baixo risco para ocorrência de doenças causadas pelo mosquito."Realizamos o levantamento em todos o bairros, com o esforço e dedicação dos agentes de endemias e em parceria com a Regional de Saúde de Timon", explica.

As ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro e envolvem também um constante trabalho de prevenção e conscientização da população. "A meta é fazer com que esse percentual permaneça e agradecemos à população que está mais consciente e contribuindo para o não surgimento do mosquito". acrescenta o coordenador.

Continua depois da publicidade

O LIRAa foi realizado no período de  19 a 23 de outubro, no qual foram pesquisados imóveis de diferentes áreas para detectar a frequência de criadouros do mosquito transmissor da dengue e as ações eficientes de combate. Normalmente, seguindo o recomendado pelo Ministério da Saúde são realizados quatro levantamentos ao ano, porém com a pandemia, o último havia sido feito em janeiro, com índice de 1,3, demonstrando diminuição significativa.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®