Quarta, 02 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

34°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Pandemia
26/10/2020 12h01 Atualizada há 1 mês
Por: Bruna Sampaio

Nordeste pode ter segunda onda de covid-19

A flexibilização das medidas de isolamento social, as eleições municipais podem contribuir.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Comitê Científico do Nordeste divulgou um alerta para segunda onda de Covid-19 no Nordeste. A flexibilização das medidas de isolamento social, as eleições municipais marcadas para novembro, a vinda de turistas de países europeus, podem ter uma influência no agravamento da pandemia no Nordeste.

"Certamente, um dos fatores que mais contribuem para esses aumentos é a campanha eleitoral, que tem gerando inúmeras aglomerações em todos locais, onde pessoas desprezam todas as normas sanitárias indicadas pela Organização Mundial de Saúde e outras consideram que o uso de máscara é segurança total contra a transmissão da Covid-19", afirma o comitê.

"Além da campanha eleitoral ser um dos principais fatores, pois a maioria dos candidatos coloca sua eleição com prioridade, desconsiderando a vida de seus próprios eleitores, a abertura irrestrita do comércio, clubes de recreação, e a volta de atividades que geram aglomerações contribuem para uma possível segunda onda", completa.

Continua depois da publicidade

O comitê frisa ainda: "em vista de o Nordeste atrair turistas de países europeus no nosso verão, há um risco real de que nos próximos meses tenhamos um fluxo de portadores do Sar-cov-2, até de cepas diferentes das que aqui prevalecem".

Em vista disso, o Comitê Científico recomenda aos governos estaduais que sejam tomadas medidas para prevenir uma nova onda de infecção da Covid-19. Dentre elas:

Implantação em todos aeroportos de estandes sanitários, com equipes de saúde munidas de folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior;

Continua depois da publicidade

Obrigatoriedade de quarentena de 14 dias para os turistas que não apresentem atestados que comprovem a ausência de infecção pelo Sars-cov-2.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®