O Piauí é conhecido pelas altas temperaturas no B – R – O bró (expressão utilizada para denominar os quatro últimos meses do ano), contudo o estado iniciou o mês de novembro com fortes chuvas e até mesmo com precipitação de granizo. Para entender as mudanças no tempo e os fenômenos que estão ocorrendo, dois docentes da Universidade Estadual do Piauí especialistas em climatologia, Werton Costa e Suzete Sousa, ambos do curso de Geografia, campus Clóvis Moura, explicam a seguir.
Segundo eles, convencionalmente as precipitações pluviométricas no Piauí começam pelo extremo sul do estado a partir do 15º dia do mês de novembro. As chuvas que acontecem antes desse período são chamadas de chuvas de pré-estação, que por sua vez possuem características específicas: são esporádicas, apresentam-se em forma de pancadas e com pequenos volumes.
Entretanto, o que os piauienses presenciaram nesta segunda-feira (02) foram grandes volumes de chuva e também granizo em algumas partes da cidade. O professor Werton Costa explica que isso aconteceu em virtude da chegada de um sistema atmosféricos denominado ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul. “O ZCAS é um sistema que transporta a umidade do Oceano Atlântico e lança essa umidade no continente. Tal umidade atingiu o Nordeste e instabilizou a região – inclusive o Piauí -, provocando chuvas”, esclareceu.
Precipitação de Granizo
A última ocorrência de chuva de Granizo em Teresina havia sido em 2015, de acordo com o Profº. Werton. “O que aconteceu ontem (02) em Teresina foi a combinação entre a temperatura elevada da cidade e a umidade do ZCAS, que resultou no rápido crescimento das nuvens de desenvolvimento vertical (Cumulonimbus), provocando então a precipitação de granizo”, disse o professor sobre a dinâmica do fenômeno.
Diferentemente do sul do Brasil, a precipitação de granizo desta segunda-feira (02) apresentava pouco volume e espessura. Para além da capital, em outras cidades piauienses esse fenômeno já vem acontecendo nos últimos anos.
Expectativa
A docente Suzete Sousa destaca ainda que estamos no início de um período chuvoso que começou pouco antes do previsto, contudo dentro dos parâmetros convencionais. Os ventos também são mais frequentes nesse período, devido as velocidades das correntes de ar.
Mesmo com chuvas previstas para os próximos dias, o B-R- O bró continua e as temperaturas voltarão a subir. “Os dias continuarão quentes sim, porém, com previsão de chuvas, pois ainda estamos no B- R- O bró. Entretanto, com a chegada do verão em dezembro, as chuvas tendem a aumentar”, finaliza a docente do curso de Geografia da UESPI.