O deputado e candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), e sua coligação “Muito Mais Para Teresina”, ingressaram nessa quarta-feira (4), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra o também candidato Kleber Montezuma.
De acordo com a ação, o Montezuma é acusado de condutas vedadas e abuso de poder político e econômico. Também foram denunciados, o atual prefeito Firmino Filho, a primeira-dama e deputada Lucy Soares, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antonio Ayres, o superintendente de Desenvolvimento Urbano – Sudeste, Isaac Samuel e a secretária da Educação, Kátia Dantas.
Ainda segundo Fábio Novo, os denunciados estão se utilizando do aparelho da Prefeitura de Teresina em favor da campanha eleitoral de Kleber e seu vice R. Silva.
O que diz a ação
Um dos casos citados na denúncia ocorreu no dia 15 de outubro, comemorado o Dia do Professor. O Firmino Filho divulgou em suas redes sociais a autorização para mudança de nível dos professores que foram protocoladas até agosto de 2020.
“Sabendo da importância e impacto eleitoral do ato do Prefeito, o Sr. Kleber Montezuma foi à rede social daquele para 'agradecê-lo' pelo ato, em claro benefício político-eleitoral dos valores gastos pela Prefeitura de Teresina”, diz trecho da denúncia.
Fábio Novo ainda alegou que o referido ato do prefeito foi corroborado pela secretária Municipal de Educação, Kátia Dantas, pasta antes ocupada por Kleber e que foi divulgado por toda a mídia local, causando influência inafastável na disputa política.
Outro caso denunciado pela coligação diz respeito à entrega de 800 títulos de posse de regularização fundiária do Residencial Frei Damião, pelo prefeito Firmino Filho, que Fábio Novo cita que foi ligado à campanha
“Por mais que os candidatos não tenham participado da entrega dos títulos de posse, seus principais apoiadores estiveram na realização do ato, em manifesto benefício político-eleitoral às suas campanhas”, diz trecho da denúncia.
O outro lado
Procurada, a assessoria jurídica do candidato à Prefeitura de Teresina, Kléber Montezuma (PSDB), informou que o candidato ainda não foi notificado sobre a ação, por isso, não iria se manifestar.