A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (6), a Operação Verbum Dubium, com objetivo de coibir a prática de crimes eleitorais na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A investigação iniciou após denúncia de fake news, praticadas por uma empresa de mídia digital na cidade.
Segundo a PF, estão sendo cumpridos dois mandados de buscas expedidos pela Juíza Titular da 3ª Zona Eleitoral de Parnaíba contra o empresário que atua no ramo das comunicações. Os policiais federais fazem buscas na residência e na empresa do investigado.
O inquérito foi instaurado a pedido do Ministério Público Eleitoral para averiguar notícia de crimes eleitorais supostamente praticados por empresa de mídia digital, que estaria divulgando de forma intencional fake News e ataques a adversários políticos.
A PF, através da cautelar proposta, busca evidências da produção de conteúdo ofensivo a candidatos e servidores públicos, cuja difusão pelas redes sociais objetiva prejudicar o regular trâmite das Eleições 2020.
O nome da Operação – Verbum Dubium – faz alusão aos problemas ocasionados pela intencional divulgação de Fake News e pelos ataques a adversários políticos, prejudicando o pleito.