O Ministério Público do Trabalho no Piauí, por meio do procurador José Wellington de Carvalho Soares, abriu inquérito civil para apurar denúncias de irregularidades trabalhistas contra a Casas Bahia, com sede na avenidaRaul Lopes, Âncora 5, L2, bairro dos Noivos, no Teresina Shopping.
A portaria foi assinada na segunda-feira (19). Segundo o documento, a empresa estaria praticando as seguintes irregularidades: não apresentar documentos sujeitos à inspeção do trabalho; praticar descontos indevidos na remuneração dos seus empregados; deixar de conceder férias vencidas; não concessão do vale-transporte; deixar de efetuar o pagamento integral dos salários dentro do prazo legal.
Assim, considerando que as irregularidades indicadas, se confirmadas, têm repercussão coletiva e envolvem interesses transindividuais de trabalhadores, como a sonegação de direitos trabalhistas assegurados em lei, o MPT resolveu instaurar o inquérito para apurar detalhadamente os fatos correspondentes e adotar as providências cabíveis.
Outro lado
Procurada pelo Portal R10 na manhã desta quinta-feira (22), nenhum representante da empresa foi localizado para comentar a denúncia. Estamos abertos para esclarecimentos.