Estudantes do curso de História do Campus Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí, foram contemplados com o Primeiro Lugar na exposição de posters do VI Seminário Internacional de História e Historiografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No evento, os alunos da UESPI apresentaram uma análise histórica dos Planos de Desenvolvimentos das Universidades Federais do Norte e Nordeste Brasileiro.
»Escolas de Oeiras conquistam mais de 1500 de medalhas na OBA e MOBFOG 2020
»Prefeitura antecipa pagamento do 13° salários dos servidores de Oeiras
Arianny Dantas e Carlos Daniel, respectivamente do Terceiro e Sexto período do curso de História em Oeiras, são os discentes responsáveis pelo trabalho premiado. A dupla conta com a orientação do Professor Dr. Thiago Reisdorfer, que também é coordenador do curso no Campus Possidônio Queiroz.
"Nesse projeto estudamos as Concepções das Universidades Federais de Regiões do Brasil no Tempo Presente. Dentro dessa abordagem, pensamos a Universidade como uma categoria histórica, através de análises historiográficas das missões institucionais dos Planos de Desenvolvimento Institucionais ? PDIs ? que permite pensar suas concepções", esclareceu a estudante Arianny Dantas.
Cada discente ficou responsável por analisar instituições universitárias de determinadas regiões do Brasil. Arianny Dantas fez a análise das Universidades da região Norte e Carlos Daniel analisou as instituições da região Nordeste.
"Temos trabalhado desde o início de 2019 em um levantamento sistemático de documentos que permitam a compreensão de diferentes narrativas institucionais das universidades brasileiras, em especial as Universidades Federais", comentou o orientador da Proposta.
O Profº. Thiago Reisdorfer destaca também que os dois discentes contaram com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para a realização de suas pesquisas. Segundo o docente, o reconhecimento do trabalho dos alunos, demonstra a importância da oferta de bolsas pela UESPI, visto que estas bolsas também viabilizam trabalhos incríveis.
"O Colegiado de História de Oeiras tem feito um esforço coletivo para aumentar o número de Bolsas PIBICs e outros espaços de pesquisa no curso. Esperamos que esse reconhecimento seja um estímulo a nossos estudantes para investirem no caminho da pesquisa", pontuou o professor.
O participante da proposta, Carlos Daniel, conta que o projeto contribuiu diretamente na sua formação enquanto futuro professor-pesquisador de história. "A pesquisa me oportuniza conhecer e compartilhar vivências, experiências e conhecimentos, não só sobre a temática ligada ao projeto, mas além disso. Eu tinha também, muita dificuldade na escrita acadêmica e nas leituras, mas com ajuda do meu orientador e dos meus amigos do grupo de pesquisa tive a oportunidade de melhorar a cada dia", enfatizou o aluno.
Como premiação, os dois estudantes receberão uma quantia em dinheiro pelo trabalho apresentado no evento. "Nós estamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho realizado no PIBIC em um evento internacional, é uma alegria imensa", finalizou a Arianny.