Quarta, 21 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Lagoinha do Piauí

Lagoinha do Piauí

Mysael Santana Correspondente do município.
Cidades - Cerimolialista

Postada em 26/03/2018 ás 09h36 - atualizada em 26/03/2018 ás 09h53

Publicada por: Mysael Santana

Primeira Dama e secretaria de saúde Dra. Valda Vilarinho participa do 1° Encontro de Cerimonial
Primeira Dama e secretaria de saúde Dra. Valda Vilarinho participa do 1° Encontro de Cerimonial do piauí.
Primeira Dama e secretaria de saúde Dra. Valda Vilarinho participa do 1° Encontro de Cerimonial

Divulgação

 A Primeira Dama e secretaria de Saúde do município de Lagoinha do Piauí Dra. Valda Vilarinho juntamente com a secretaria de assistência social Ana Clara e o cerimonialista do Município Domingos Pires participam  hoje  26/03/2018 em Teresina do  1° Encontro de Cerimonialista do Piauí. Local auditório senador Fernando Bezerra no prédio da FIEPI,  Um Evento organizado pelo núcleo de Chefes de Cerimonial que atuam na Capital Piauiense e conta com a parceria de profissionais que exercem atividades nos segmentos público e social. Para maiores informações e inscrições acesse

Na programação do evento, participarão como palestrantes a cerimonialista Katia Albuquerque, diretora administrativa do CNCP - Brasil e  Diretora Executiva da KA Gestão e Negócios, o presidente do CNCP - Brasil, Silvio Lobo. Filho, e a Profa. Gilda Fleury.

 

Você sabe qual é a diferença entre os profissionais presentes em eventos formais? Se você deseja apostar na organização desse tipo de evento é importante que entenda a diferença entre cerimonialista e mestre de cerimônias, além de conhecer outros conceitos que envolvem ambos os profissionais.

Mas antes de conceituar ambas as funções é preciso saber quando eles costumam ser solicitados. Os eventos formais, como formaturas, entrega de prêmios, homenagens, casamentos, congressos, eventos oficiais, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa e outros costumam ter o chamado cerimonial.

A ele se refere toda a organização do evento, englobando a sua programação, formalidades e normas que devem estar presentes em uma cerimônia ou ato solene. Para ter uma ideia mais clara, é possível citar as universidades, sendo que cada uma possui o seu próprio manual de cerimonial.

Nele, estão reunidas todas as regras que devem ser seguidas, como etapas da organização do evento e o que deve ser feito durante o evento em si, de que forma os participantes devem estar distribuídos no local, quem deve falar o que e quando, etc. É possível dizer ainda que o cerimonial é o conjunto de formalidades dispostas em ordem sequencial, assemelhando-se a um ritual.

Conforme o evento pode ser utilizado mais ou menos tratamentos e etiquetas, tudo depende do tom que se deseja dar a ele. Nesse sentido, convém ainda falar sobre o conceito de protocolo, que se refere à parte mais importante do cerimonial, a ordem das falas propriamente dita.

Em um evento político, por exemplo, em que estão presentes autoridades municipais e estaduais formando a mesa, por exemplo, é o protocolo que vai esclarecer dúvidas sobre quem fala primeiro. Já em eventos públicos é preciso saber qual o local que deve se acomodar cada pessoa presente, bem como em que momento elas devem falar, conforme a sua posição, seja no âmbito administrativo, militar, jurídico, diplomático, universitário, eclesiástico, privado e internacional.

Fonte: ASCOM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium