Quarta, 20 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

25°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Geral Tire suas dúvidas
25/11/2020 15h35 Atualizada há 2 meses
Por: Marina Sousa

Médica responde se colocar anticoncepcional no xampu ajuda na saúde capilar

Em vídeos do TikTok, mulheres amassam os comprimidos e colocam em frascos do cosmético para, teoricamente, fazer os cabelos crescerem mais.

Foto: Reprodução/iStock
Foto: Reprodução/iStock

As pílulas anticoncepcionais são um método contraceptivo muito conhecido. Elas servem para inibir a ovulação e evitar a gravidez a partir de diferentes tipos de hormônios. Além de suprimir a fertilidade feminina, os itens podem ser recomendados por médicos para controle de acne e outros quadros, como ovários policísticos.

Usuárias do TikTok, porém, estão indo além do uso comum. Em vídeos da rede social, mulheres amassam os comprimidos e colocam em frascos de xampu na expectativa de engrossar os fios e potencializar o crescimento das madeixas. O argumento das internautas se baseia no alto nível de estrogênio das pílulas. O hormônio, defendem, é fundamental para a saúde do cabelo.

No entanto, de acordo com a dermatologista Nayane Braga, o método inusitado é totalmente ineficaz. “É um medicamento criado para uso oral. Quando colocado de maneira tópica, não há como saber o processo de absorção do organismo em relação ao produto, porque ele não foi feito para isso”, afirma. “Não usamos hormônios dessa forma, e não existe estudos que comprovem a eficácia se usado dessa forma.”

Continua depois da publicidade

Nayane acrescenta que alguns anticoncepcionais podem impactar os fios quando ingeridos oralmente. Mas não é regra, tendo em vista que esse não é objetivo desse tipo de remédio.

Em um dos vídeos, uma internauta utiliza mais da metade de uma cartela para incluir no frasco de cosmético. O post tem mais de 1,5 milhão de visualizações. Nos comentários, algumas pessoas questionaram a explicação científica para o ato e o gasto com os medicamentos.

Outra usuária brincou: “Agora você não vai ter nenhum baby hair”, fazendo menção aos cabelos mais curtinhos que geralmente nascem na testa.

Continua depois da publicidade
Fonte: Metrópoles
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®