Quarta, 20 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

24° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Política Resumo do dia
27/11/2020 00h08
Por: Jornalista Milton Atanazio

Quinta-feira, 26 de novembro – RESUMO DO DIA

Os fatos que são destaques no cenário político nacional, direto de Brasília

Quinta-feira, 26 de novembro – RESUMO DO DIA
 

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

 

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
[email protected]


n o t í c i a s

Multidão dá o último adeus ao ídolo Diego Maradona e velório causa tumulto em Buenos Aires. Na corrida pela imunização contra a Covid, especialistas questionam dados sobre eficácia da meia dose e transparência em testes da vacina de Oxford. Presidente Jair Bolsonaro desiste de depor e pede conclusão de inquérito sobre suposta interferência dele na Polícia Federal. E no céu do Ceará, um halo solar encanta a população.

Adeus ao ídolo

Foto de Maradona com o uniforme da seleção argentina na Casa Rosada durante velório do ídolo do futebol — Foto: Marcos Brindicci/APFoto de Maradona com o uniforme da seleção argentina na Casa Rosada durante velório do ídolo do futebol — Foto: Marcos Brindicci/AP

O corpo de Diego Armando Maradona foi sepultado no cemitério Jardín de Bella Vista, nos arredores de Buenos Aires. O dia de homenagens foi marcado por tumulto e confrontos entre policiais e fãs do ex-jogador. Mais cedo, o velório — que aconteceu na Casa Rosada, sede do governo da Argentina — teve de ser encerrado por motivo de segurança. O jornal “La Nación” relatou que alguns dos fãs do ídolo argentino chegaram a invadir o local.

Segundo resultado preliminar da autópsia, o ídolo argentino morreu por uma “insuficiência cardíaca aguda, congestiva e crônica”, o que gerou um acúmulo anormal de líquido no pulmão. O advogado de Maradona, Matías Morla, afirmou que a ambulância demorou para chegar e disse que vai pedir que uma investigação seja aberta.

“A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa. Este fato não deve ser esquecido e peço que as consequências sejam apuradas até ao fim”, disse o advogado.

Imunizantes

Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

Foto sem data divulgada em 23 de novembro mostra frasco da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19. — Foto: John Cairns / University of Oxford / AFP

A AstraZeneca deve conduzir testes adicionais para avaliar a eficácia de sua candidata à vacina contra a Covid, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. A declaração do diretor da farmacêutica foi feita três dias depois que a comunidade científica questionou a transparência dos estudos.

Nesta semana, a empresa relatou que o imunizante teve eficácia de 90% entre o grupo que recebeu a meia dose do fármaco na 1ª etapa da vacinação. Por causa deste e de outros pontos, os pesquisadores levantaram dúvidas; veja quais.

➖ Avanço da pandemia

VÍDEO: Fila de leitos de Covid-19 no RJ tem mais de 200 pacientes
VÍDEO: Fila de leitos de Covid-19 no RJ tem mais de 200 pacientes
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/video/video-fila-de-leitos-de-covid-19-no-rj-tem-mais-de-200-pacientes-9053314.ghtml

taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid da rede particular na cidade do Rio de Janeiro é de 90%. Por isso, algumas unidades já procuram leitos vagos em cidades vizinhas. Na rede SUS da capital — que engloba unidades municipais, estaduais e federais —, o cenário não é diferente: a taxa de ocupação está em 90%. E os leitos que restam foram bloqueados para eventual uso por pacientes que já estão internados e podem precisar de terapia intensiva.

De acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 698 mortes nas últimas 24 anos, totalizando 171.497 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 6.204.570 brasileiros já foram infectados, com 37.672 desses registrados no último dia. Dez estados apresentaram alta na média móvel de mortes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minais Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Acre, Amapá, Ceará e Sergipe. Veja a situação na sua região.

www.abracambrasil.org.br

Tragédia em Taguaí

Vítimas de acidente com caminhão e ônibus em Taguaí são enterradas — Foto: Carlos Dias/G1Vítimas de acidente com caminhão e ônibus em Taguaí são enterradas — Foto: Carlos Dias/G1

A Polícia Civil trabalha com duas linhas de investigação para determinar as causas do acidente que matou 41 pessoas em Taguaí (SP): falha nos freios ou tentativa de ultrapassagem em local proibido. Todas as vítimas foram enterradas entre a madrugada e a manhã desta quinta. Em meio ao luto, sobreviventes falaram da tragédia: “Foi a pior cena da minha vida”, contou a costureira Sônia Lobo Pacheco, que perdeu a mãe e o marido na batida. Veja quem são as vítimas.

Chacina em Ibaretama

Uma criança de 7 anos está entre os mortos de uma chacina no Ceará
Uma criança de 7 anos está entre os mortos de uma chacina no Ceará
https://globoplay.globo.com/v/9054276/

Homens armados invadiram uma casa e mataram sete pessoas— entre elas, uma mulher e uma criança de 7 anos — em Ibaretama, no Ceará, na madrugada desta quinta. A polícia, que suspeita de conflito entre facções, faz buscas pelos criminosos. O caso continua sendo apurado pela Delegacia Regional de Quixadá e Divisão de Homicídio. Essa é a 2ª chacina registrada no estado em pouco mais de um mês.

www.abracambrasil.org.br

???? Eleições 2020

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para prefeitos no segundo turno:

???? Mais sobre o pleito:

Suposta interferência

O presidente Jair Bolsonaro desistiu de prestar depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura suposta tentativa de interferência dele na autonomia da corporação. Nesta quinta, a Advocacia-Geral da União (AGU) comunicou ao Supremo Tribunal Federal e pediu o fim das investigações. Aberto em abril com base em declarações do ex-ministro Sergio Moro, o inquérito está paralisado desde 17 de setembro devido à indefinição sobre o interrogatório.

Relação Brasil ➖ China

O deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa durante cerimônia de inauguração do escritório da Apex em Jerusalém — Foto: Gil Cohen-Magen/AFPO deputado federal Eduardo Bolsonaro discursa durante cerimônia de inauguração do escritório da Apex em Jerusalém — Foto: Gil Cohen-Magen/AFP

Após nova declaração de Eduardo Bolsonaro (PSL) atacando a China, deputados pediram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que paute o “imediato afastamento” do parlamentar da presidência da Comissão de Relações Exteriores, segundo informações do blog da jornalista Andréia Sadi. Em uma rede social, o filho do presidente postou que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. A mensagem, que foi apagada, provocou reação da embaixada chinesa no Brasil.

“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz o texto da embaixada.

No vídeo abaixo, o comentarista da GloboNews Valdo Cruz comenta a postura da embaixada da China.

Valdo: China cansou de apanhar de Eduardo Bolsonaro
Valdo: China cansou de apanhar de Eduardo Bolsonaro
https://g1.globo.com/globonews/globonews-em-pauta/video/valdo-china-cansou-de-apanhar-de-eduardo-bolsonaro-9052596.ghtml

#BoraExercitar ????

Alunos da 7ª série fazem exercícios em uma escola mantendo o distanciamento social em Stamford, no estado americano de Connecticut, na terça-feira (24). — Foto: John Moore/Getty Images/AFPAlunos da 7ª série fazem exercícios em uma escola mantendo o distanciamento social em Stamford, no estado americano de Connecticut, na terça-feira (24). — Foto: John Moore/Getty Images/AFP

Adeus, sedentarismo! A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novas diretrizes globais sobre atividade física e comportamento sedentário nesta quarta. A entidade aumentou o tempo semanal recomendado para adultos: agora são 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos diariamente. Outra opção é praticar 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não tiver contraindicação. Em 2010, a OMS sugeria ‘pelo menos’ 150 minutos de exercício moderado por semana ou 75 minutos de alta intensidade.

???? Novas vagas

Ministério da Economia registra em outubro recorde de 394 mil novos empregos formais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Ministério da Economia registra em outubro recorde de 394 mil novos empregos formais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

394.989 empregos formais foram abertos em outubro no Brasil, o maior número registrado na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que começa em 1992. Foi o 4º mês seguido em que a abertura de vagas com carteira assinada superou as demissões. No entanto, o país ainda não recuperou os empregos perdidos durante a fase mais aguda da pandemia do coronavírus.

A Boa do Dia ????

Halo solar no céu cearense chama atenção de moradores do interior do estado — Foto: Arquivo pessoal

Halo solar no céu cearense chama atenção de moradores do interior do estado — Foto: Arquivo pessoal

“Um arco-íris ao redor do sol”. Foi assim que moradores do interior do Ceará descreveram um halo solar que brilhou no céu nesta quinta. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno é comum, mas muitas vezes não pode ser visto devido à claridade do dia. O arco-íris ocorre a partir do reflexo da luz solar em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros.

O Assunto ????


www.abracambrasil.org.br
www.abracambrasil.org.br

E MAIS…

Esta EDIÇÃO COMPLETA, com fotos, vídeos e links, está disponível no site

www.foconapolitica.com.br

 IMPRIMIR
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®