Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

29°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Sexo e Prazer
Sexo e Prazer
Tudo sobre o universo sexual.
Geral Amor e sexo
08/12/2020 11h46
Por: Marina Sousa

Sexualidade fluida: entenda o que é e como acontece!

Para falar de relacionamentos, amor e sexo – temas que a gente adora! – a gente precisa explorar também o espectro da sexualidade.

Neste post, vamos conversar um pouco sobre a sexualidade fluida: você já ouviu falar nesse termo?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No significado da sigla LGBTQIA+, cabem diferentes vivências e diferentes realidades: lésbicas, gays, bissexuais, assexuais e tantas outras… O “+” está ali justamente para representar as inúmeras possibilidades de orientação sexual – e identidade de gênero – que cabem debaixo desse guarda-chuva.

Sabendo que esse universo é grande e com diferentes possibilidades, por que pensar que uma pessoa vai se encaixar dentro de apenas uma dessas letras por toda a sua vida? A sexualidade não é uma caixinha e muito menos um padrão: essa é apenas outra herança imposta pela heteronormatividade.

É nesse cenário que entra a ideia de sexualidade fluida: a vivência das pessoas que transitam entre diferentes orientações sexuais ao longo do tempo. Se você nunca ouviu o termo ou não entende muito bem como isso acontece, siga a leitura! A Dona Coelha explica:

É bom lembrar: o que é a orientação sexual?

Primeiro de tudo, vale a pena pontuar que o correto é orientação sexual e nunca opção sexual, beleza? Isso porque o termo orientação sexual é usado para referenciar os desejos afetivos e eróticos de cada pessoa.

Ou seja, é o que orienta os desejos sexuais de uma pessoa: se ela tem relações heterossexuais, homossexuais ou ainda se ela se identifica como bissexual, pansexual ou qualquer outra orientação do espectro. Essa nunca é uma escolha voluntária – uma opção. Por esse motivo é errado dizer “opção sexual”, okay?

Precisamos entender também que é ERRADÍSSIMO utilizar os termos terminados em “-ismo”, como “homossexualismo” e “bissexualismo”. O sufixo “-ismo” é utilizado na linguagem para definir doenças (veja só o alcoolismo, o bruxismo e o sonambulismo) e nós sabemos bem que quem foge dos padrões da heterossexualidade não é nenhum doente.

E ao falar de orientação sexual, precisamos ter em mente que existe uma gama enorme de possibilidades como:

  • Heterossexualidade: a orientação de quem se relaciona com pessoas do gênero oposto ao seu;
  • Homossexualidade: orientação de quem se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu;
  • Bissexualidade: a orientação das pessoas que se relacionam tanto com as pessoas de mesmo gênero que o seu quanto as de gênero oposto;
  • Assexualidade: orientação das pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas ou, ainda, que têm essa atração de forma muito reduzida;
  • Panssexualidade: a atração sexual por pessoas independentemente de seu gênero ou sexo;
  • Demissexualidade: a orientação das pessoas que só desenvolvem atração sexual por uma pessoa depois de ter sentimentos por ela;
  • E +!

Como já foi colocado um pouco acima: a sexualidade é um grande espectro e não existem caixinhas certas que definem cada orientação. Por isso, é preciso ter em mente que essas listadas acima não são as únicas possibilidades.

Entendendo a sexualidade fluida

Agora que já entendemos direitinho o que é a orientação sexual, podemos falar sobre as pessoas que possuem a sexualidade fluida. Existe, inclusive, uma nomenclatura específica para essa vivência: a abrossexualidade.

O que é abrossexualidade? Ela existe?

A abrossexualidade abraça as pessoas que têm a orientação sexual passando casualmente por mudanças. São pessoas que transitam pelas diferentes orientações sexuais por conta de seus sentimentos e sua identidade sexual passar por transformações.

Pessoas diferentes podem passar por mudanças diferentes, por exemplo: uma pessoa que se identifica como homossexual em um momento e, em outro, passar para a bissexualidade ou, então, uma pessoa que flui entre o heterossexual e o assexual.

Além das orientações dessa fluidez ser diferente para cada pessoa, a frequência com que elas mudam também varia. Isso porque cada pessoa tem suas particularidades e sua vivência diferente.

Então, é possível ter alguém de sexualidade fluida que transita por diferentes orientações semanalmente, ao mesmo tempo que outra pessoa que se identifique assim apenas passe por mudanças a cada dois anos, por exemplo.

Algo importante de ser levantado em conta é a característica essencial da abrossexualidade que faz com que a pessoa transite entre orientações periodicamente. Isso quer dizer que alguém que por muito tempo se identificou como heterossexual, por exemplo, e hoje se identifica como bissexual não é necessariamente abrossexual – essa mudança só ocorreu uma vez!

O que dizem os estudos sobre isso?

A ciência concorda que a orientação sexual não é uma escolha. São fatores como a genética, os hormônios, a sociedade e a cultura que podem contribuir na determinação da orientação sexual de uma pessoa.

Em 2012, um estudo em larga escala dirigido pelo pesquisador Ritch C. Savin-Williams conseguiu identificar que, em um período de 6 anos, a estabilidade na identidade de orientação sexual dos pesquisados era maior que a mudança – mas, ainda assim, a mudança existia.

Nesse estudo, é possível perceber que a estabilidade é maior entre as pessoas que se identificam como homens cis e de orientação heterossexual – parando pra pensar um pouquinho, não é tão dificil imaginar o porquê não é mesmo? A imagem da masculinidade construída pela heteronormatividade em volta deles pode se tornar uma barreira ao novo e ao diferente e às possibilidades de ser.

Enquanto isso, a sexualidade feminina se apresentou ser mais fluida que a masculina. O que causa essas mudanças? Pode ser apenas um comportamento estatístico ou ainda influências culturais, sociais ou ainda biológicas… Não há um consenso!

Fonte: Dona Coelha
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp