Sábado, 15 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
Geral - Colônia do Gurgueia

Postada em 28/03/2018 ás 17h30 - atualizada em 31/03/2018 ás 14h54

Publicada por: Bruna Sampaio

MPPI ingressa com ação contra o fechamento de Delegacia no Piauí
O MP solicita a fixação de multa diária no valor de R$ 5 mil reais caso a medida seja descumprida.
MPPI ingressa com ação contra o fechamento de Delegacia no Piauí

Foto: Gustavo Miranda

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Manoel Emídio, ingressou com Ação Civil Pública para evitar o fechamento e a transferência da delegacia de polícia civil do município de Colônia do Gurguéia para Canto do Buriti. 

 

O promotor de Justiça José William Pereira Luz, titular da PJ de Manoel Emídio, afirma que o delegado de Canto do Buriti, em ofício respondendo o Ministério Público, em fevereiro deste ano, explicou que aquela delegacia conta com apenas seis policiais, sendo responsável pelos trabalhos de polícia judiciária em oito municípios (Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins e Manoel Emídio).  

 

O membro do Ministério Público Estadual ressalta que a transferência prejudicará os cidadãos de Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins e Manoel Emídio que ficarão desassistidos dos serviços de segurança de pública. José William pontua que a população dessas cidades precisará se deslocar cerca de 120 quilômetros para ter acesso aos serviços da polícia, por exemplo, o registro de boletim de ocorrência. Em outro trecho da ação, o representante assevera: "Não há logística mínima para o funcionamento de ambas as delegacias. Na prática, o Delegado Geral fechou a Delegacia de Colônia do Gurguéia atentando contra o direito do cidadão dessa comarca em ter acesso aos serviços de segurança pública", diz o promotor de Justiça. 

 

Para evitar prejuízos a população de Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins e Manoel Emídio em decorrência do fechamento da delegacia que atende esses municípios, o Ministério Público propôs Ação Civil Pública requisitando o deferimento de liminar determinando o retorno imediato dos policiais civis removidos para delegacia de Canto do Buriti, ou alternativamente seja nomeado um delegado, dois agentes e um escrivão para Colônia do Gurgueia. O Ministério Público do Piauí solicita a fixação de multa diária no valor de R$ 5 mil reais, caso medida liminar seja julgada procedente e o Estado do Piauí não cumpra a medida. 

 

Por fim, a instituição pede a condenação do Estado para que seja obrigado a designar e manter uma equipe mínima de Policiais Civis na Delegacia de Colônia do Gurgueia, sendo pelo menos um Delegado, um escrivão policial e dois agentes.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Vídeo: Filha do cantor Belchior e namorada são presas por homicídio em SP

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Prefeitura confirma primeiro óbito por Covid-19 em São João do Arraial

Colônia do Gurgueia Por Francelia

INTERPI entrega títulos de terra em Colônia Gurgueia

Santa Rosa Por R10 municípios

Prefeitura de Santa Rosa recebem kits de irrigação para agricultores

Angical Por R10 municípios

Prefeitura realiza pavimentação asfáltica em diversas ruas em Angical

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium