Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Auto
R10 Auto
Confira todas as notícias sobre carros, motos, lançamentos, além de segredos e guia de compras.
Geral Bela aparência
17/12/2020 12h03
Por: Redação

Veja 5 dicas para afastar a ferrugem do seu carro ou moto

No passado, era comum que carros com cinco ou dez anos de uso já estivessem com a carroceria cheia de pontos de ferrugem. Embora hoje isso seja uma ocorrência mais rara, os veículos atuais ainda não estão completamente livres de sofrerem com esse problema.

Embora as técnicas de produção das chapas de aço e de proteção contra a corrosão tenham evoluído, alguns hábitos podem acelerar o aparecimento da ferrugem na lataria e também em componentes mecânicos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Especialistas deram algumas dicas para ajudar a manter o seu veículo por mais tempo longe desse problema. Confira a seguir.

1 - Deixe longe da maresia

As gotículas de água salgada presentes na maresia são especialmente nocivas para as partes metálicas da carroceria e também outros componentes mecânicos do veículo feitos com aço, boa parte deles em áreas escondidas do veículo.

Por esse motivo, é importante que veículos expostos a maresia sejam lavados constantemente, destaca a fabricante de tintas PPG. Peças mecânicas e dobradiças, por exemplo, ainda podem ser tratadas com produtos lubrificantes com propriedade desengripantes e anticorrosivas, como o WD40 ou o Loctite Super Lub.

2- Cuidados com a sua moto

De acordo com a Honda, as motos estão ainda mais sujeitas que os carros aos efeitos da oxidação dos componentes mecânicos, já que eles ficam mais expostos que nos automóveis.

Por isso, lave a moto com frequência, pulverizando itens como motor, escapamento, rodas e cavalete lateral com querosene. Depois, remova os resíduos de óleo e graxa com um pincel.

3- Conserte riscos e amassados

Os danos na pintura de um veículo significam mais do que um problema estético. Dependendo da profundidade do problema, as imperfeições causadas por amassados e arranhões podem acabar evoluindo para um ponto de corrosão da chapa metálica.

Isso acontece porque tanto o verniz quanto as camadas inferiores da pintura servem como barreiras de proteção para as chapas de aço usadas na confecção das carrocerias.

4- Protegendo a pintura

E por se tratar de uma barreia de proteção contra a ferrugem , a pintura também deve ser bem tratada, com lavagens constantes da carroceria. Mas sempre usando produtos exclusivos para uso automotivo.

De acordo com a fabricante de tintas Basf, alguns produtos possuem componentes que podem quebrar a estrutura química do verniz, acelerando assim a degradação da pintura.

5 - Cuidado com as enchentes

Caso tenha o seu carro afetado por um enchente ou tenha que passar por um trecho de alagamento, além da higienização do interior é fundamental também cuidar da parte mecânica do veículo.

Por ser muito suja, a água de enchente pode aumentar o atrito no contato entre as peças metálicas do veículo, acelerando o processo de surgimento de corrosão  nos componentes.

Fonte: IG
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp