O município de Lagoinha do Piauí, no médio Parnaíba, foi contemplado com o Selo Unicef Edição 2017-2020. A equipe trabalhou incansavelmente para conquistar e melhorar os indicadores sociais.
Devido a pandemia, a entrega do certificado e do troféu foi realizada em sistema drive thru na manhã desta sexta-feira (18), no espaço Atlantic City.
Participaram da entrega o prefeito municipal Dr. Alcione Barbosa, o articulador do Selo Unicef e secretário de Educação Franklis Lima, a mobilizadora do NUNCA Ludmila, Carla Oliveira assistente social técnica que assessorou o Selo Unicef, o secretário de Assistência Social Domingo Pires, o coordenador de Educação Larochele, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Samuel e Darival.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.