Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

23° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Turismo
Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Piauí Turismo Piauiense
18/12/2020 16h10
Por: Marina Sousa

Cachoeira do Engenho Velho, em Cocal, uma das mais bonitas do Piauí

Conhecer a cachoeira do Engenho Velho é um dos programas que certamente ficará inesquecível na sua memória.

Créditos: Wikiloc
Créditos: Wikiloc

Com uma infinidade de opções, fica difícil escolher as cachoeiras mais belas do Piauí. Cada uma, ao seu modo, traz suas peculiaridades e belezas incalculáveis. Mas podemos dizer que a cachoeira do Engenho Velho é uma das que estão no topo do encantamento que nos proporciona.

Essa cachoeira está localizada em Cocal da Estação, aproximadamente 25 km distante da área urbana desse município. Cocal fica a 227 km de Teresina e a 92 km de Parnaíba, cidade do litoral onde tem o Delta, Porto das Barcas e Pedra do Sal.

Conhecer a cachoeira do Engenho Velho é um dos programas que certamente ficará inesquecível na sua memória. Por isso, vamos levar você por uma viagem que já começa aqui com a gente, para saber como é essa cachoeira e o acesso até ela.

Como é o acesso até a Engenho Velho

O caminho até a cachoeira do Engenho Velho é pura poesia. Como ela fica entre Cocal(PI) e Viçosa(CE), bem na imponente Serra da Ibiapaba, que divide os dois estados, cada quilômetro revela uma paisagem cênica e montanhosa.

Ao mesmo tempo também pelo caminho dá para ver o lugar onde ficava a barragem de Algodões, resquício de uma triste tragédia no nosso estado.

Continuando o percurso, após cerca de 20 km você avista a placa da divisa do Piauí com o Ceará e, antes do posto da Sefaz, você entra à esquerda.

Agora o caminho será por uma estrada de chão e depois por uma trilha daquelas bem quase de rally. Um pequeno trecho é seguindo no seu veículo, depois é descer e continuar o roteiro com uma caminhada daquelas.

Olha, a trilha não é fácil. Aqui é como se tivesse desbravando a mata bem fechada pela primeira vez. São 2 km nesse nível.

E tem de tudo pelo caminho: pedras, nascentes, troncos, árvores, mato e até mesmo as moendas do antigo Engenho Velho, ainda do período colonial. Com a força das águas, ele foi usado para a produção de cachaça e acabou por dar nome também à cachoeira.

 

 

 

Mas se pensa que parou por aí, engana-se. Quer com emoção ou sem emoção?! Nada nessa trilha é sem emoção! Agora prepare-se para atravessar a pé um trecho do rio Pirangi. Por isso, vá com roupas que dê para molhar e também tênis apropriado para essa travessia. Ao atravessar para chegar no outro lado, a água do rio chega bater em sua coxa.

Pronto, atravessou. Agora pode comemorar que o barulho de água descendo do alto já dá para ser ouvido. Com mais alguns metros de uma caminhada cansativa, vem a recompensa: a cachoeira do Engenho Velho.

Como é a cachoeira do Engenho Velho

A gente já disse que ela é uma das mais bonitas do Piauí?! Pois é, essa qualidade é percebida na hora. São aproximadamente 50 metros de altura de uma queda d’água que forma diversas cascatas ao longo de sua descida.

E o paredão por onde desce a água? “Uau!”, “Viva”, “Massa”, vai faltar é interjeição para você expressar o que vê. Esse paredão tem algumas particularidades, como ser quase perfeitamente quadrado, quase moldado nessa formação geométrica.

A cachoeira, que é formada pelas águas do rio Piranji, desce formando uma espécie de lago, com uma boa extensão com partes rasas. Mais próximo da queda d’água a profundidade aumenta mais, mas nada com grandes perigos. Para completar, muitas pedras se misturam ás águas deixando uma ambiente poético, charmoso.

E sabe o que também é bem destacado na cachoeira do Engenho Velho? Uma faixa de areia nas margens do lago, que lembram uma praia. Mas dessa vez, uma praia de água doce. Dá para montar uma barraquinha e passar o dia todo nela.

Por falar nisso, nessa cachoeira, como era de se esperar, não há nenhuma estrutura turística, como bar e restaurante. É a natureza em seu estado quase que original. Portanto, leve sua água, alimentos e o saquinho de lixo e trazer de volta o que for gerado. 

E como a maioria desses atrativos do Piauí, essa cachoeira só tem água em sua queda no período chuvoso.

É tanta perfeição em um só lugar, né! Bora para a cachoeira do Engenho Velho? Renove seu espírito de aventura e se jogue nesse passeio imperdível!

 

 

Fonte: Conheça o Piauí  / Fotos: Noé Filho

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®