Terça, 16 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 999558517
Oeiras

Oeiras

Thainah Cortez Correspondente do município.

[email protected]

(86) 999558517

Cidades -

Postada em 29/03/2018 ás 23h40 - atualizada em 30/03/2018 ás 11h56

Publicada por: Thainah Cortez

Fonte: Redação

Centenário da Procissão do Fogaréu em Oeiras reúne cinco mil fiéis
Homens carregando tochas saíram em cortejo pelas ruas. Cerimônia simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo.
Centenário da Procissão do Fogaréu em Oeiras reúne cinco mil fiéis

Chegada da Procissão do Fogaréu à Matriz de Nossa Senhora da Vitória

Tradição e fé marcaram o centenário da Procissão do Fogaréu em Oeiras, a 313 km de Teresina. A maior manifestação religiosa do Piauí reuniu cerca de cinco mil fiéis na noite desta quinta-feira (13) nas principais ruas da cidade, segundo a Pastoral da Igreja Católica.

O cortejo luminoso feito somente por homens relembra a perseguição dos soldados romanos à Jesus Cristo e simboliza os últimos dias de vida dele antes da crucificação. No ato litúrgico, os fiéis saíram em procissão levando tochas acesas e durante a passagem as lâmpadas da cidade eram apagadas e a iluminação era feita apenas pelas lamparinas.

O Fogaréu saiu por volta das 21h da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com os penitentes cantando hinos de louvor ao som da matraca e percorre as ruas do centro histórico de Oeiras, retornando ao ponto de partida. Enquanto isso, as mulheres acompanharam a cerimônia das calçadas e janelas. Já as mais idosas rezavam dentro de casa e na igreja.

A cerimônia reuniu fiéis de várias cidades piauienses e de outros estados e faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do estado. A fé é passada de pai para filho através das gerações, como foi possível observar, muitos pais e filhos, avôs e netos, todos seguindo a antiga tradição oeirense nessa época do ano.

Na volta, no adro da catedral, os romeiros assistiram ao sermão do padre Juarez, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Além da Procissão do Fogaréu, o calendário destaca, ainda as procissões do Senhor Morto, nessa Sexta-Feira da Paixão (30), e a do Senhor Ressuscitado, no Domingo da Ressureição, (01/04/18).

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium