Quinta, 13 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

31°

22° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Política Destaques do Dia
22/12/2020 09h58
Por: Jornalista Milton Atanazio

22 de dezembro, terça-feira - DESTAQUE DO DIA

Desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio, prendeu o prefeito Marcelo Crivella, o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes
Desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto 'QG da Propina' na Prefeitura do Rio, prendeu o prefeito Marcelo Crivella, o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes
 

Bom dia. Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio direto de Brasília.


Desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio, prendeu o prefeito Marcelo Crivella, o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes. Também é alvo o ex-senador Eduardo Lopes. A polícia começa a colher depoimentos após o jogador Gérson, do Flamengo, acusar Ramirez, do Bahia, de usar termo racista no jogo de domingo. Tragédia na estrada: ônibus e caminhão colidem no interior de São Paulo e acidente deixa mortos. Brasil se aproxima dos 188 mil mortos por Covid-19. A Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac está chegando. Não viu a “Estrela de Natal”? Ainda é possível observar o fenômeno. Na retrospectiva, músicas e frases que marcaram o ano.

Crivella preso

Equipes da Polícia Civil chegam no condomínio do prefeito Marcelo Crivella — Foto: Paulo Renato Soares / TV GloboEquipes da Polícia Civil chegam no condomínio do prefeito Marcelo Crivella — Foto: Paulo Renato Soares / TV Globo

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) prenderam, na manhã desta terça-feira (22), o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes. Também é alvo da operação o ex-senador Eduardo Lopes, mas que não foi encontrado em casa.

A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio.

Continua depois da publicidade

Segundo as investigações, empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município entregariam cheques a Rafael Alves, irmão de Marcelo Alves — então presidente da Riotur. Em troca, Rafael facilitaria a assinatura dos contratos e o pagamento das dívidas.

Além da Região Metropolitana do Rio, uma das buscas acontece no Porto do Frade, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, para apreender uma lancha de 77 pés dele do empresário.

Eduardo Lopes foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.

Racismo no futebol

Polícia Civil vai investigar denúncia de injúria racial envolvendo Gerson e RamírezASSISTA AO VÍDEO  - www.foconapolitica.com.br
Polícia Civil vai investigar denúncia de injúria racial envolvendo Gerson e Ramírez

O jogador Gerson, do Flamengo, vai prestar depoimento na manhã desta terça-feira (22) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio. Na segunda (21), a Polícia Civil do Rio instaurou inquérito para apurar a denúncia contra o jogador Ramirez, do Bahia, durante o jogo de domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

  • Gerson acusa Ramirez de injúria racial em Flamengo x Bahia : “Ele falou ‘cala a boca, negro'”
  • Ramírez, Mano e árbitro são intimados a dar depoimento sobre o caso de injúria racial a Gerson

Tragédia na estrada

Um acidente próximo à cidade de Parapuã, a 660 km de São Paulo, deixou mortos e feridos na noite desta segunda-feira (21) — Foto: TV GloboUm acidente próximo à cidade de Parapuã, a 660 km de São Paulo, deixou mortos e feridos na noite desta segunda-feira (21) — Foto: TV Globo

Um acidente próximo à cidade de Parapuã, a 660 km de São Paulo, deixou 7 mortos e 20 feridos na noite desta segunda-feira (21). Um ônibus que saiu do Pará, com destino ao Rio Grande do Sul, colidiu com um caminhão na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), na região do km 385, informou a Polícia Rodoviária.

Pandemia no Brasil

O brasil registrou 549 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e chegou ao total de 187.322 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 769 — valor que se iguala à média registrada em 18 de setembro. 7.264.221 de brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. 14 estados apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, ES, MG, RJ, MS, MT, AC, PA, RO, AL, CE, PB, RN e SE.

Natal seguro

Velas natalinas com Papai Noel de máscara são exibidas na loja do fabricante de velas Alexis Gerakis, em Thessaloniki, Grécia — Foto: Alexandros Avramidis / ReutersVelas natalinas com Papai Noel de máscara são exibidas na loja do fabricante de velas Alexis Gerakis, em Thessaloniki, Grécia — Foto: Alexandros Avramidis / Reuters

Como será o “novo Natal”? Existe um número certo de quantas pessoas podem participar da celebração? Dá para comemorar com total segurança? A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que a aposta mais segura para o Natal é não realizar reuniões familiares, pois nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. As famílias estão se adaptando.

  • Especialistas e entidades recomendam festas virtuais
  • Como reduzir os riscos de transmitir coronavírus nas festas
  • Fiocruz lança cartilha sobre Natal e Ano Novo na pandemia

Vacina Coronavac

 Vacina CoronaVac — Foto: DivulgaçãoVacina CoronaVac — Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a fábrica da vacina da Coronavac. A conclusão foi feita pela equipe da agência reguladora e de observadores do Instituto Butantan, que viajaram à China para inspecionar a produção da vacina da farmacêutica Sinovac. O grupo esteve no país entre 30 de novembro até 4 de dezembro para inspeção e reuniões com os executivos da empresa.

O certificado tem validade de dois anos e é um do pré-requisitos tanto para o processo de registro da vacina no Brasil, quanto para um eventual pedido de autorização para uso emergencial.

E o Instituto Butantan anunciou que foi concluída a terceira e última fase de testes clínicos da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês, e que “os resultados [da fase 3] serão encaminhados para Anvisa”, e que, “em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta”.

  • Maior lote da CoronaVac chega a SP nesta quinta
  • AstraZeneca e instituto russo vão testar combinação de vacinas
  • União Europeia prevê iniciar vacinação no domingo

Mudança genética

Mutação do coronavírus não está fora de controle, diz OMS, que alerta que bloqueios pelo mundo são prudentes. A nova variante fez muitos países suspenderem voos do Reino Unido. No Brasil, o coronavírus sofreu mutações nos 10 meses em circulação.

Pacote nos EUA

O Congresso dos Estados Unidos aprovou um novo pacote de ajuda de cerca de US$ 900 bilhões contra efeitos do novo coronavírus na economia. Além de pagamentos diretos à população vulnerável, a medida também traz auxílios a pequenos empresários e destinação de fundos para a distribuição de vacinas contra a Covid-19.

O Assunto

Neste final de ano, O Assunto resgata quatro de seus episódios mais marcantes, protagonizados por brasileiros que tiveram a vida duramente transformada pela pandemia. Da escassez de testes à sobrecarga dos hospitais, da falta de emprego ao luto sem despedida, suas histórias representam as grandes dificuldades do país no enfrentamento do novo coronavírus. Quem abre a série é Thiago Ladislau, 33, pequeno comerciante de Paulista, na região metropolitana do Recife.

LINK  www.foconapolitica.com.br

 

Viu a ‘Estrela de Natal’?

'Estrela de Belém' é vista no distrito de al-Salmi, uma área de deserto 120 km a oeste da Cidade do Kuwait. — Foto: Yasser al-Zayyat / AFP photo‘Estrela de Belém’ é vista no distrito de al-Salmi, uma área de deserto 120 km a oeste da Cidade do Kuwait. — Foto: Yasser al-Zayyat / AFP photo

Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar, se alinharam na segunda-feira em um evento raro, conhecido como “Estrela de Belém”, “Estrela de Natal” ou “grande conjunção”. O fenômeno, apesar de visível a olho nu, acabou encoberto pelo mau tempo em diversas partes do Brasil. Mas ainda é possível ver: entenda.

Retrospectiva 2020

Veja os 10 hits que marcaram o anoASSISTA AO VÍDEO  - www.foconapolitica.com.br
Veja os 10 hits que marcaram o ano
Teve batida de panela pernambucana e “pop de quenga” no carnaval. Na quarentena, teve disco-music nostálgica e funk juvenil para dançar em casa. Na campanha eleitoral, um jingle genérico disparou. E no ano inteiro, reinaram o forró pisadinha e a sofrência sertaneja, inclusive no modo jurídico. O G1 listou as 10 músicas que marcaram 2020. VEJA O VÍDEO ACIMA.

Veja também as frases do ano em todos os setores.

Curtas e Rápidas:

  • Cai otimismo com mercado de trabalho para os próximos meses, diz pesquisa
  • 19 empresas abrem vagas de emprego; veja lista

E MAIS...

EDIÇÃO COMPLETA COM FOTOS, VÍDEOS E LINKS 

NO SITE 

www.foconapolitica.com.br

Fonte: g1
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp