Segunda, 22 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Geral - Programa

Postada em 02/04/2018 ás 09h19

Publicada por: Redação

Fonte: CCOM

Inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem estão abertas
Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens.
Inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem estão abertas

Foto: Divulgação

O Parlamento Jovem Brasileiro - PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de Leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

A coordenadora do PJB no Piauí, Regina Monteiro, revela que o regulamento do programa é chamado de Manual de Procedimentos do PJB e apresenta todas as orientações e exigências para participação dos alunos interessados. O documento pode ser encontrado em www.camara.leg.br/pjb. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá todo apoio ao programa. 

"Para participar, os estudantes do ensino médio em escolas públicas ou particulares devem ter entre 16 e 22 anos até 31/12/2018. O jovem deve completar 16 anos até 31 de dezembro de 2018 e não pode completar 23 anos até essa data. Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. Também podem participar estudantes que estejam concluindo o ensino médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). É importante mencionar que, para estar apto a se inscrever, o estudante não deverá ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro", completa a coordenadora.

Para a inscrição do PJB, o estudante deverá seguir 4 passos:

1. Elaborar um projeto de lei de sua autoria;

2. Preencher a ficha de inscrição, que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb

 3. Anexar os seguintes documentos:

 · Cópia do documento de identidade;

· Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, em que conste o ano cursado.

 · Termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

4. Enviar toda a documentação (projeto de lei de sua autoria, ficha de inscrição completamente preenchida e demais documentos) ao coordenador estadual do PJB Regina Monteiro na Secretaria de Estado da Educação, via Sedex (os endereços dos coordenadores estaduais podem ser encontrados em www.camara.leg.br/pjb) ou por e-mail ([email protected]). Neste caso, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados.

As inscrições de alunos que não preencherem os critérios de participação ou que estiverem com a documentação incompleta serão eliminadas do processo seletivo.

Na página do Parlamento Jovem, há um curso online elaborado especialmente para os estudantes interessados em participar do programa e que irá auxiliar o estudante na construção do seu projeto de lei. Acesse: www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em Destaques, e clique em Como fazer um projeto de lei.

As inscrições vão de 28 de março a 28 de maio de 2018. Para mais informações, o jovem deve consultar a Seção 3 do Manual de Procedimentos, disponível em www.camara.leg.br/pjb, ou entrar em contato com a Coordenação Estadual na Gerencia de Ensino Médio/Seduc (86)3216-1561 ou 3216-3206.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Beneditinos sedia a 5ª etapa de RR CROSS

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

SEINFRA realiza reparos em locais atingidos pela chuva neste domingo (21)

Guadalupe-PI Por Euclides Alves

Prefeita Neidinha Lima lamenta falecimento da juíza e amiga Regina Freitas

Francisco Ayres-PI Por R10 municípios

Secretaria de Educação realiza festa em homenagem aos professores

Luzilândia Por JotaB Damasceno

Alto Bonito vence o 5º Campeonato do Povoado Enjeitado em Luzilândia

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium