Matéria reproduzida do Blog “Cerrados” do José Bonifácio: Balneário Atalaia: "Abençoado por Deus e bonito por natureza".
»Prefeito se reúne com pilotos e garante construção de pista de motocross
»Prefeitura de Santa Filomena resolve problema de energia na área rural
Ouvindo a melodia “País Tropical”, interpretada pelo guitarrista, cantor e compositor Jorge Ben Jor, há de se concordar que o Brasil é mesmo “abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza”.
O Balneário Atalaia é - certamente - um desses milhares de tesouros guardados, um dos lugares que precisamos ir para descobrir seu potencial turístico. Essa fonte de águas frias, com temperatura inferior a 25ºC está bem aqui, em solo do Piauí, no município de Santa Filomena, distante 925 quilômetros da capital piauiense.
Além da exuberância do riacho Mirindiba, que ali recebe a denominação "Brejo da Atalaia", o córrego é repleto de piscinas naturais e de outros encantos da mãe natureza, serpenteando por entre a diversificada vegetação do Bioma Cerrado.
O pequeno flúmen se origina de nascentes difusas e as águas são cristalinas. Isso ajuda a visibilidade do mesmo, mas ilude muito em relação à sua profundidade, que chega a quase dois metros nas partes mais profundas.
Nas cercanias da Atalaia é comum se encontrar corredeiras e até cascatas, como no caso da “Passagem Zuada”, algumas centenas de metros a montante. Devido ao leito lajeado que possui, é possível se tomar banhos refrescantes em águas límpidas e sem nenhuma poluição.
O Balneário Atalaia fica a 5 quilômetros da cidade de Santa Filomena (PI), aos pés do “Morro da Pedra Grande”, de onde se avista parte da zona urbana e a verdejante mata que margeia o imponente rio Parnaíba.