Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

30°

22° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Apoio
15/01/2021 20h35 Atualizada há 1 mês
Por: Francine Dutra

FMS envia 13 cilindros de oxigênio em avião que trouxe pacientes de AM

Material foi enviado por conta da situação preocupante em que se encontra a capital do Amazonas.

Foto: Ascom/FMS
Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) enviou na tarde de hoje (15) 13 cilindros de oxigênio cheios para a cidade de Manaus, no avião que trouxe nove pacientes para serem internados no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A operação para acolhimento e transporte dessas pessoas, organizada pela FMS em parceria com diversos órgãos estaduais e municipais, foi um sucesso.

Como comenta o presidente da FMS Gilberto Albuquerque, foi devolvido o mesmo quantitativo de cilindros consumidos pelos pacientes no avião, de forma que a aeronave retornasse abastecida para contribuir com a situação preocupante em que se encontra a capital do Amazonas e também na realização de novos translados para outras cidades do país. “Nosso objetivo foi dar toda a assistência para que esses pacientes, que vem de tão longe, cheios de esperança, possam ser assistidos da melhor forma possível, com a segurança e qualidade que Teresina pode oferecer a esses irmãos amazonenses nesse momento de tamanha dificuldade”, disse o presidente.

Para o deslocamento dos pacientes ao local de internação, foi montada uma estrutura de 10 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de outra viatura cedida pela rede particular e uma van. “Foi uma operação complexa, mas deu tudo certo e nós estamos com a sensação de dever cumprido”, disse a diretora do SAMU Francina Amorim. “A operação ocorreu sem nenhuma intercorrência, com pacientes sendo muito bem recebidos. Meu muito obrigada ao povo de Teresina”, agradeceu a médica Ana Tecla.

O Superintendente do HU, Paulo Márcio, informou que dos nove pacientes, dois inspiram mais cuidados e foram internados em leitos de UTI – estes tiveram prioridade no translado. “Os demais foram considerados estáveis e encaminhados para leitos clínicos”, disse.

O prefeito Doutor Pessoa também se fez presente ao aeroporto e falou sobre o sucesso da operação. “É um momento de tristeza pelos nossos irmãos de Manaus e de qualquer estado da federação, mas também um momento de alegria pelo preparo que tem a saúde de Teresina e do Piauí, preventivamente e terapeuticamente falando. Temos uma equipe completa e preparadíssima para receber esses nossos irmãos”, disse o prefeito.

Fonte: PMT
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®