As comunidades que ficam localizadas no entorno regional da comunidade Brejo das Meninas, há 90 km da sede do município de Santa Filomena, Estado do Piauí, passaram 48 horas sem o benefício da energia elétrica que é de responsabilidade plena da Empresa Equatorial Energia.
Não é de hoje que a Equatorial deixa o povo daquela região na mão. A falta de atenção para com aquele povo vem desde o início do funcionamento da rede de energia, que infelizmente já tem histórico de precariedade.
São incontáveis as vezes que moradores procuram autoridades, eletricistas e órgão do município para resolverem os problemas de falta de energia, seja geral, seja individual, como é o caso do agricultor Jonas, que em 2020, por causa de um problema no transformador, passou três meses sem energia elétrica na sua residência, além disse a empresa ainda exigiu o pagamento das 3 contas que enviaram religiosamente para a residência do mesmo durante o período que estava sem energia. “É interessante que para fazer leitura a empresa envia funcionário, mas para concertar os problemas eles não estão disponíveis”, disse o senhor Jonas a nossa reportagem. Assim segue os inúmeros casos de falta de compromisso da empresa para com os moradores da região do Riozinho.
Neste sábado, uma equipe de funcionários e eletricistas da prefeitura teve que sair às pressas para sanar mais uma vez um problema que é de responsabilidade da Equatorial. A comunidade Brejo das Meninas estava há 48 horas sem energia normalizada e em consequência disso estava sem água, haja vista que a bomba trifásica que foi colocada para atender a demanda de abastecimento de água através do poço artesiano é trifásica e só funciona de forma eficiente se a energia estiver em pleno funcionamento.
Os funcionários e eletricistas da prefeitura de Santa Filomena mais uma vez realizaram um trabalho de forma emergencial, contribuindo com a comunidade Brejo das Meninas e também com os moradores da localidade Chupé, na mesma região.